sexta-feira, 3 de setembro de 2021

.: Expo CCBB Nise da Silveira: acessibilidade online e presencial


Realizada pela Inclusive Acessibilidade de forma amorosa, a “Experiência Sonora Descritiva” recria os ambientes da exposição no formato de dramaturgia, como uma radionovela, com dubladores de personagens famosos do cinema e das séries americanas.

Sucesso de crítica e público, a exposição "Nise da Silveira – A Revolução pelo Afeto", em  cartaz no CCBB Rio de Janeiro até  15 de novembro, ganha  projeto pioneiro em acessibilidade, intitulada “Experiência Sonora Descritiva” quando, de forma amorosa, recria o ambiente da exposição no formato de dramaturgia, como uma radionovela.

Um elemento diferenciado e inédito dos programas de audiodescrição, com equipe coordenada pela Inclusive Acessibilidade, de Georgea Rodrigues, jornalista e dubladora, especialista em projetos acessíveis. Nesta prorrogação, a mostra também ganha o mundo com a possibilidade de ser vista em 360º, através do site do CCBB (abaixo). A “Experiência Sonora Descritiva também pelo link: www.nisenoccbb.com.br/audiodescricao

Com quase uma hora, a experiência de áudio nas três salas (e no corredor) de "Nise da Silveira – A Revolução pelo Afeto", foi idealizada para pessoas com deficiência visual, mas também uma experiência para todos os visitantes. O processo foi desenvolvido coletivamente por toda e equipe de acessibilidade e composta também por atores e dubladores que reconstituem imagens do universo particular da Dra. Nise, como seu pai, seu marido, a própria Dra., a faxineira do atelier, o fotógrafo, dentre outras pessoas que se transformaram em personagens reais da “Experiência Sonora Descritiva”. Abaixo, sinopse das salas, serviço, bem como ficha técnica com a equipe da “Experiência”.

Sob a orientação da portuguesa Josélia Neves, professora, doutora em Estudos de Tradução pela Roehampton University (Reino Unido) e Universidade de Aveiro (Portugal), e professora e pró-reitora na Hamad bin Khalifa University, no Catar, a mostra também conta com a roteirista Georgea Rodrigues e Letícia Schwartz, o desenho de som da editora de cinema Maria Muricy, da ABC e dois usuários do recurso de audiodescrição e consultores com deficiência visual: Rafael Bráz, que também é psicólogo e, Cida Leite, consultora em acessibilidade. Vozes de atores dubladores reconhecidos por personagens famosos do cinema e de séries, como "Capitão América", "Tocha Humana", "Grey’s Anatomy", "Billie Holliday","O Rei Leão", entre outros, fazem parte dessa equipe. Abaixo, ficha técnica, bem como a referência dos seus personagens, na mostra e no audiovisual.

“Trabalhar com uma equipe em que o rigor, a criatividade, a responsabilidade e a dedicação são totais, é a maior realização pessoal que se pode ter. Neste projeto aprendi, mais uma vez, como é produtiva a força do trabalho colaborativo. E como é único qualquer trabalho feito com amor”, reflete Josélia Neves 

A abordagem amorosa da psiquiatra Nise da Silveira ultrapassou os muros do hospital e ganhou o mundo. Com cerca de 90 obras surpreendentes de artistas do Museu de Imagens do Inconsciente estão dispostas em três salas do CCBB, ao lado de peças de Lygia Clark, Abraham Palatinik e Zé Carlos Garcia, retratos de Alice Brill, Rogério Reis e Rafael Bqueer, vídeos de Leon Hirzsman e Tiago Sant’Ana, reproduções de desenhos de Carl Gustav Jung, aquarelas, fotos e uma instalação de Carlos Vergara. A curadoria de Nise da Silveira – A revolução pelo afeto é do Estúdio M’Baraká, com consultoria do psiquiatra Vitor Pordeus e do museólogo Eurípedes Júnior. 

“Quando recebemos a proposta de acessibilizar a exposição 'Nise da Silveira – A Revolução pelo Afeto' para as pessoas com deficiência visual, imaginei que não poderia ser nada igual ao que vínhamos fazendo. Teria que ser algo inovador, diferente, 'transgressor' como a própria obra da Dra. Nise da Silveira sugere. E assim, convidei Joselia Neves, doutora em Audiodescrição e pessoa do mundo, para nos levar para algo novo. Ela nos perguntou: Tens coragem? E eu respondi: tenho medo mas sou cheia de coragem! No entanto, nosso desejo era realizar o trabalho além da Audiodescrição, um serviço que contemplasse também videntes. Que fosse de fato uma 'Experiência Sonora Descritiva', que fosse de fato inclusivo. E para todos!”, declara emocionada Georgea Rodrigues

Sinopse das salas e corredor:

Sala 1 - A sala 1 sugere o desejo da observadora de entrar nela e a angústia que pressente nesse ambiente. Aos poucos, a tensão cede lugar à beleza e à profundidade das obras dos clientes da Drª Nise da Silveira, e a observadora se deixa afetar por aquilo que vê.

Corredor - É através do olhar dos fotógrafos - todos eles personagens fictícios - que percorremos uma galeria de fotos e mergulhamos na trajetória pessoal e profissional de Nise. 

Sala 2 - O ateliê transmite uma sensação imediata e profunda de acolhimento. Os objetos parecem ter vida: os panos sobre as molduras, os bustos, o cavalete... Essa sensação impulsionou a criação de uma personagem capaz de protagonizar tanto afeto: uma funcionária, responsável pela limpeza e organização do local, alguém com quem Nise mantivesse um forte vínculo e que transbordasse a intimidade com esse espaço de trabalho e criação.

Sala 3 - Propusemos aqui um encontro com a loucura que habita em cada um de nós. A complexidade desta sala revela-se na figura do “louco”, responsável pela metamorfose da observadora. A fuga ao estereótipo, tão avesso à todas as lutas encampadas pela Drª Nise, nos conduz à carta do Tarô. O Louco - ou Louque, nessa identidade ambígua conferida pelas distorções na voz - nos acompanha na observação do poço, das mandalas, do descamar-se em pétalas e do renascer em pleno Carnaval.


Ficha técnica
Exposição "Nise da Silveira - A Revolução pelo Afeto"
Essa experiência sonora é uma criação coletiva, produzida a partir de obras e textos que compõem a exposição Nise da Silveira, com a participação de:
Orientação: Josélia Neves | Roteiro: Georgea Rodrigues e Letícia Schwartz | Consultoria de acessibilidade: Cida Leite e Rafael Braz | Captação de Imagens: Bernardo Dutra | Consultoria de tarô: Pedro Poncioni | Vozes (por ordem alfabética): Alexandre Maguolo (Personagens: Luis Carlos Mello e Pai de Nise), Carla Pompilio  (Personagem: Louque), Clecio Souto (Personagens: Lima Barreto e Fotógrafo da Faculdade), Daniel Mackline (Personagens: Policial e Médico do Eletrochoque), Flávio Bach (Personagem: Intérprete do Samba), Georgea Rodrigues (Personagem: Observadora), Letícia Schwartz (Personagens: Narradora Prelúdio e Textos de Parede), Mckeidy Lisita (Personagens: Mario Pedrosa e Carlos Pertuis), Monica Rossi (Personagem: Nise da Silveira), Rodrigo Teixeira (Personagem: Marido da Nise), Paula Muricy (Personagem: Fotógrafa) e Sarito Rodrigues (Personagem: Faxineira do Ateliê) | Captação de áudio: Beatriz Rodrigues e Herbert Faria | Direção de vozes: Georgea Rodrigues e Leticia Schwartz | Design de som: Maria Muricy | Coordenação de produção: Georgea Rodrigues | Realização: Inclusive Acessibilidade


Serviço:
Exposição "Nise da Silveira - A Revolução pelo Afeto" | CCBB Rio de Janeiro | Acessibilidade para pessoas com deficiência visual: “Experiência Sonora Descritiva” | Tempo: 41`08`` | “Experiência Sonora Descritiva” Online pelo endereço: www.nisenoccbb.com.br/audiodescricao | Presencial pelo endereço: https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao/nise-da-silveira-a-revolucao-pelo-afeto/ 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.