Os cabelos loiros e lisos dos tradicionais contos de fadas foram substituídos pelos volumosos blacks nos lançamentos da escritora Isabel Cintra. Publicados em janeiro nos EUA e em julho no Brasil, "A Princesa e Espelho" e "O Pequeno Grande Alfaiate" se destacam quando o objetivo é representar as crianças pretas que nunca se enxergaram nas tradicionais produções do gênero.
Além das mensagens de amor, coragem e perseverança dos clássicos contos de fadas, os protagonistas de "O Pequeno Grande Alfaiate" e "A Princesa e Espelho" se apresentam ao público infantil com um objetivo a mais: representar as crianças pretas que nunca se enxergaram nas produções do gênero. A proposta é da coleção da escritora paulista Isabel Cintra, que vive atualmente em Estocolmo, capital da Suécia.
Publicadas inicialmente em inglês e ilustradas por Zeka Cintra, irmão da autora, as produções exibem rainhas e princesas com seus poderosos blacks e tudo que eles simbolizam. Apesar de estar sutilmente representado nas narrativas, o racismo não é a temática central dos enredos. “Quero que as crianças pretas vejam que também podem ser as rainhas, princesas e protagonistas de qualquer história”, explica a autora.
Em "O Pequeno Grande Alfaiate", o pequeno Akim mostra ao pai Jafar, e também para todos os pequenos leitores, que é preciso muita coragem e otimismo para enfrentar os desafios da vida. Já "A Princesa e Espelho" revela que a beleza está na sua forma mais pura, sem qualquer tipo de padrão: o sentimento amor sempre resistirá, sendo maior que todas as vaidades do mundo.
Isabel lançou seu primeiro livro em 2015 e, até o momento, são sete título publicados, todos com o apoio do talento nato do irmão. Tem participado de produções e eventos que divulgam a literatura em língua portuguesa fora do Brasil, especialmente na Europa, em cidades como Frankfurt, Paris e Londres. Além da coleção de contos de fadas, é autora de "Corvo-Correio", também lançada na Angola.
Sobre a autora
Paulista de São Joaquim da Barra, Isabel Cintra acredita no poder dos livros em mudar pessoas, bem como na importância da representatividade estar presente em sua escrita. É autora de Bem-vindo à cidade, Lisboa, 2016, participou da I Antologia Internacional do Mulherio das Letras – Contos e Poesias, do IV Sarau da Paz – Ausburg, 2018 e, com o conto "Corvo-Correio", esteve entre os premiados do Prêmio Off Flip de Literatura 2017, em Paraty (RJ). Atualmente vive em Estocolmo, Suécia.
Sinopse de "O Pequeno Grande Alfaiate"
Havia uma pequena e humilde aldeia nos arredores do Castelo do poderoso Rei Raidar. Local onde Jafar e o pequeno Akim construíram sua simples casa. A vida era difícil para pai e filho, até que a grande e única oportunidade de suas vidas aparece de repente. Com o coração cheio de esperança, Akim mostrará a seu pai que é preciso muita coragem e otimismo para enfrentar os desafios da vida. Você pode comprar "O Pequeno Grande Alfaiate", escrito por Isabel Cintra, publicado pela editora Underline Publishing, neste link.
Ficha técnica
Livro: "O Pequeno Grande Alfaiate"
Autora: Isabel Cintra
Editora: Underline Publishing
Páginas: 45 páginas
Formato: 25,5 x 20,25
Link do livro no Amazon: https://amzn.to/3l6gBBI
Sinopse de "A Princesa e o Espelho"
Quando o desejo pela beleza extrema tenta superar o amor e a vaidade torna-se o bem mais precioso, uma fada doce e muito sábia aparece para transformar tudo em harmonia novamente. Um lindo conto de fadas com reis, rainhas, princesas, muita magia, representatividade e tanto a nos ensinar! Você pode comprar "A Princesa e Espelho", escrito por Isabel Cintra, publicado pela editora Underline Publishing, neste link.
Ficha técnica
Livro: "A Princesa e Espelho"
Autora: Isabel Cintra
Editora: Underline Publishing
Páginas: 51 páginas
Formato: 25,5 x 20,25
Link do livro no Amazon: https://amzn.to/3nchSdh
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.