Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em setembro de 2021
Participo de um grupo no Facebook em que há vendedores e compradores da plataforma Shopee e fui alertada a respeito de uma prática maldosa dos Correios. Inclusive, nós aqui do Resenhando.com temos uma lojinha: shopee.com.br/resenhando. É maravilhoso ter disponível um espaço tão cheio de opções e possibilidades para compras e ainda vender o que não tenho mais interesse em manter em casa.
A denúncia no grupo era de um vendedor de adesivos, no Rio Janeiro. Ele fez várias postagens aos compradores no mesmo dia, não conferiu os dados das medidas no comprovante do cliente. Produto leve. Tempos depois, foi notificado pela Shopee e descobriu que todas aquelas vendas foram registradas nos Correios com medidas além do tamanho da embalagem.
E como se não bastasse, brotaram outras denúncias semelhantes, o que rendeu uma brincadeira naquele post como se os cariocas estivessem no alvo da malandragem. O vendedor disse ter ido reclamar na agência dos Correios, lá do Rio de Janeiro e ouviu algo sobre medida padrão do sistema. Estranho, não?!
Geralmente posto minhas vendinhas na agência de São Vicente, na Rua José Prefeito Monteiro, nunca tive problemas e olha que vendo há anos, desde a época do Orkut, quando era tudo feito na base da confiança: depósito em conta bancária, foto do comprovante de pagamento e envio ao comprador.
Com essa história, fiquei com a pulga atrás da orelha. Eis que fui conferir os dois comprovantes de vendas que guardo na carteira do celular até o comprador receber e dar um "OK". Uma venda foi postada em São Vicente e outra, feita por meu marido, numa agência dos Correios em Santos, localizado na Conselheiro Nébias e, nessa última, vi que a atitude de aumentar as medidas não está restrita ao estado do Rio de Janeiro.
Aconteceu justamente na venda de um cartaz da série Stranger Things, produto mais leve que enviei até hoje. Seguiu enroladinho, dentro de uma caixa em que recebi uma Barbie com as pernas dobradas. O cartaz com a embalagem totalizam 168 gramas. No entanto, as medidas registradas pelo atendente foram de 5x38x11. Nem que eu enrolasse muito e deixasse sem proteger. O cartaz não caberia em uma embalagem com um lado de 5 centímetros. A embalagem em que seguiu o produto, era até menor a que informei ao Shopee no anúncio: embalagem de 20x30x10.
No registro do produto na Shopee, o valor do frete ficaria em R$ 14,75, mas, com a manobra do atendente, passou para R$ 20,97. Bastante diferente, né?!
A lição que fica é a de mantermos os olhos abertos nas medidas do comprovante, pois quem está do outro lado pode lhe brindar com algo desagradável!
* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do www.photonovelas.com.br. Twitter:@maryellenfsm
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.