Os contos “O Recado do Morro” , “Cara-de-Bronze” e “A História de Lélio e Lina”, que inicialmente fizeram parte da obra "Corpo de Baile" (1956), seriam posteriormente desmembradas do livro para integrar um novo volume, que receberia de João Guimarães Rosa o título "No Urubuquaquá, no Pinhém", lançado agora pela Global Editora.
No livro, em “O Recado do Morro”, o leitor acompanha o cinco homens - Pedro Osório, seo Alquiste, frei Sinfrão, seo Jujuca do Açude e Ivo de Tal - realizam uma travessia e vão encontrando, pelas estradas por onde passam e nas fazendas onde pedem abrigo, almoço e jantar, pessoas que vão mudar a maneira como eles vêem o mundo e a si mesmos.
O conto “Cara-de-Bronze”, por sua vez, traz a Chegada à fazenda do Urubuquaquá, um forasteiro que se esforça para compor, com os depoimentos fragmentários dos vaqueiros, o retrato do velho fazendeiro apelidado Cara-de-Bronze, o qual, doente recluso em seu quarto, administra a sua propriedade
E por fim temos “ A História de Lélio e Lina” ansiando por uma mulher, Lélio aporta ao Pinhém. Nessa fazenda, é com uma senhora, dona Rosalina, que Lélio estabelece uma sincera e profunda amizade. Confessando suas paixões, ele recebe de Lina respostas a perguntas ainda não formuladas.
A edição da Global conta com capa, a partir de um registro fotográfico de Araquém Alcântara e texto de apoio de Regina Zilberman, doutora em romanística pela Universidade de Heidelberg e intitula-se “O recado do morro: uma teoria da linguagem, uma alegoria do Brasil”. Você pode comprar "No Urubuquaquá, no Pinhém", de João Guimarães Rosa, publicada pela Global Editora, neste link.
Sobre João Guimarães Rosa
João Guimarães Rosa nasceu em 27 de junho de 1908 em Cordisburgo, Minas Gerais, e faleceu em 19 de novembro de 1967, no Rio de Janeiro. Publicou em 1946 seu primeiro livro, "Sagarana", recebido pela crítica com entusiasmo por sua capacidade narrativa e linguagem inventiva. Formado em medicina, chegou a exercer o ofício em Minas Gerais e, posteriormente, seguiu carreira diplomática.
Além de "Sagarana", constituiu uma obra notável com outros livros de primeira grandeza, como: "Primeiras Estórias", "Manuelzão e Miguilim", "Tutameia - Terceiras Estórias", "Estas Estórias" e "Grande Sertão: Veredas", romance que o levou a ser reconhecido no exterior. Em 1961, recebeu o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra literária.
Ficha técnica
Livro: "No Urubuquaquá, no Pinhém"
Autor: João Guimarães Rosa
Editora: Global Editora
Páginas: 248
Link do livro na Amazon: https://amzn.to/3s8pfD6
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.