domingo, 8 de agosto de 2021

.: Marisa Monte comenta faixa a faixa as canções do álbum "Portas" em podcast


"Tem que ter coragem de defender o amor, principalmente em um mundo tão deflagrado como o que a gente está hoje", comenta Marisa Monte sobre seu novo álbum "Portas". A cantora revelou detalhes do processo de produção e composição do álbum no projeto Faixa a Faixa, exclusivo da Deezer.


Depois de um hiato de dez anos, Marisa Monte voltou a agraciar seus fãs e o mundo da música com todo o otimismo, coragem, fé e principalmente, muito amor, do álbum "Portas", seu novo lançamento! E a cantora não nega, ela sempre escreveu sobre amor e vai continuar compondo músicas sobre esse que é um dos sentimentos mais sublimes da humanidade. "Tem que ter muita coragem para o amor, se a gente quer um mundo mais igualitário, diverso e com menos ódio, a única maneira é construir isso através do amor. O amor como forma de construção política e apartidária é ferramenta potente e necessária", contou Marisa Monte em papo online e descontraído com seus fãs no projeto "Faixa a Faixa", exclusivo da Deezer.

"Portas" é a música que abre o álbum, mas por pouco não foi a canção "A Língua dos Animais". "Eu tinha dúvidas se 'Portas' iria abrir o álbum, se esse seria o nome do álbum, pensamos que seria ‘A Língua dos Animais’ mas acabou que ‘Portas’ se impôs e veio abrindo esse caminho", conta Marisa. A escolha foi certeira, a música fala sobre aberturas, dúvidas, decisões de passagem e tem o toque filosófico da artista. "Ela fala de grandes decisões da vida como também pode ser de decisões corriqueiras, a gente está todos os dias fazendo escolhas. Não existe o jeito certo de fazer, existe um jeito para cada um. Nós gravamos ela remotamente, eu queria ter feito um ao vivo no estúdio, a galera tocando junto, se olhando, mas claro que com a pandemia as coisas ficaram mais perigosas e difíceis", comenta Marisa Monte.

O álbum segue com "Calma", a segunda música gravada do novo projeto. Produzida em conjunto com Chico Brown, filho de Carlinhos Brown, a música tem uma mensagem de fé no futuro e que eventualmente as coisas vão melhorar. "As dificuldades que a gente está vivendo vão impulsionar a gente para um progresso e tirar a gente desse atraso", diz a artista sobre a composição da música. Chico Brown, que também é multi instrumentista, participou da produção e composição de diversas músicas do álbum, Marisa o define como "um artista assombroso".

Grande parte das músicas do "Portas", foram compostas nos últimos anos, como "Pra Melhorar" composta há seis anos e "Quanto Tempo", em que a melodia foi criada no final dos anos 90, mas foi finalizada recentemente para este novo trabalho. Das quatro músicas compostas durante a quarentena, "Vagalumes", ganha destaque pelo jogo de palavras, no qual todas as palavras se conectam com "luz", além de ser uma ode à natureza. "É sobre a valorização de cada mini rente da natureza, como uma coisa tão pequena pode transformar a vida, tudo tem seu papel e importância", afirma Marisa.

Já "Medo do Perigo" fala sobre romance e a coragem de continuar buscando o amor apesar dos riscos que ele pode trazer, como diz o verso "Deixo a tempestade para um novo abrigo". "O amor é uma forma de protesto contra o ódio. Eu tenho feito isso quase a vida toda com as minhas músicas, tem que ter coragem de defender o amor principalmente num mundo tão deflagrado como o que a gente tá hoje. Fico muito feliz de encontrar tanta gente que pense assim também", comenta a artista.

Ao final do bate papo com os fãs sobre cada faixa do álbum, Marisa Monte reforçou a força da música e do otimismo. "A vida é feita de ciclos, quando as coisas estão ruins a tendência é melhorar. Foi muito importante produzir durante a quarentena, eu sabia que eu poderia contribuir de alguma maneira com essa ferramenta que é a música, a arte, a criatividade, a imaginação, para que esse momento seja menos doído para todo mundo. Fico feliz que o álbum tenha saído nesse momento, é nesse momento que ele se faz necessário", finaliza a cantora.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.