Por: Mary Ellen Farias dos Santos
"Free Guy: Assumindo o Controle", estrelado pelo queridinho Ryan Reynolds é mais do que a história de um personagem de game ou o novo filme protagonizado pelo talentoso ator que o público ama amar, mas uma incrível metáfora da vida. Quantas vezes agimos de modo mecânico, mesmo diante da possibilidade de sermos livres?! Seguimos comandos e mais comandos, dia após dia. No entanto, para mudar o jogo, só é preciso um propósito -ou vários.
Contudo, o personagem não jogável, Guy (Ryan Reynolds), executa o código que a ele foi dado quando programado para viver em Free City. Para tanto, trabalha no banco que é assaltado diariamente por diversos bandidos poderosos. Guy segue uma vida pacata, acordando cedo, ao som de "Fantasy" -o que fez muitos jovenzinhos tuiteiros conhecerem o antigo sucesso da cantora pop Mariah Carey-, saudando um peixe dourando quando segue para o trabalho, cumprindo as mesmas missões roboticamente.
Embora sonhe juntar dinheiro para comprar um super tênis, é nas ruas que Guy esbarra na base para que ele sofra uma alteração na programação e ganhe inteligência artificial. O personagem não jogável descobre o amor por uma mulher, fã da diva que ama chá quente: essa é a Molotov (Jodie Comer)! Em tempo, a química de Ryan Reynolds e Jodie Comer é perfeita!
O longa metafórico é sobre quem vive uma epopeia para alcançar objetivos na vida e chegar ao que, geralmente, parece inalcançável. No desenrolar da história é fácil torcer por Guy, uma vez que o protagonista rapidamente estabelece uma conexão com o público. E não pense que tudo é somente pautado em jogos como "The Sims" ou "Second Life", tem muito de "Fortnite" em "Free Guy: Assumindo o Controle", por exemplo.
A produção com roteiro de Matt Lieberman e Zak Penn, que por vezes remete ao clássico "O Show de Trumam", é rica em referências e não economiza nas homenagens. Até mesmo "Encontro Explosivo" entra para a lista de easter eggs que tem até a participação de jogadores gringos famosos.
Com direito a participação de Chris Evans, o cara da camisa azul coloca o escudo do Capitão América nos punhos e até morre tal qual aconteceu com o personagem de Brad Pitt em "Encontro Marcado". Calma! Guy não morre, de fato, e como é um personagem não jogável, sempre está pela vizinhança.
Em contrapartida, em "Free Guy: Assumindo o Controle", há vida fora dos jogos. Sim! Não só dos jogadores que manipulam os personagens e se envolvem com toda a história que acontece na tela do micro, mas também a dos programadores. E é essa história que fundamenta a personalidade tão agradável de Guy -e até a história de amor entre Guy e Molotov.
Na película ainda estão Joe Keery (Steve Harrington da série "Stranger Things" da Netflix.), Lil Rel Howery (dos filmes "Corra!" e "Fatherhood"), Utkarsh Ambudkar (do filme "A Escolha Perfeita"), Taika Waititi (dos filmes "Thor: Ragnarok" e "O Esquadrão Suicida 2")
O longa dirigido por Shawn Levy é leve, cômico, embora faça refletir muito. Ver Ryan Reynolds na telona em um filme tão esperado, ler os créditos da produção ao som de Mariah Carey e até cantar alto "Fantasy" na sala de cinema do Cineflix Cinemas, em Santos é uma experiência sensacional e já inesquecível. Ainda mais que em 2021, "Free Guy: Assumindo o Controle" foi o primeiro filme a que assisti numa sala de cinemas. E é um filmaço! Afinal, quem nunca se sentiu Guy ao desejar muito algo e encontrar todas as dificuldades, inclusive as inimagináveis para conseguir o que se deseja, não é?
Filme: Free Guy: Assumindo o Controle (Free Guy, Estados Unidos)
Ano: 2021
Direção: Shawn Levy
Produção: Ryan Reynolds, Shawn Levy, Greg Berlanti, Sarah Schechter, Adam Kolbrenner
Roteiro: Matt Lieberman, Zak Penn
Elenco: Ryan Reynolds, Jodie Comer, Joe Keery, Lil Rel Howery, Utkarsh Ambudkar, Taika Waititi
Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.
*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura, licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos e formada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Twitter: @maryellenfsm
Assistir Free Guy Assumindo Controle Online:
ResponderExcluirhttps://megafilmeseseriesonline.com/free-guy-assumindo-o-controle-dublado-online-hdac/