Por Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.
Um guitarrista cuja música é baseada no blues, mas também reflete a influência do rock, rhythm & blues e hip-hop. Assim pode ser definido Christone "Kingfish" Ingram, um dos mais talentosos músicos que vêm chamando a atençao da crítica com seu mais recente álbum, intitulado “662”.
Ele tinha apenas 20 anos quando lançou o seu primeiro álbum e já havia ganhado uma reputação após ser citado como um talento a ser observado por uma série de artistas respeitados de rock e blues. Ingram se apresentava em público desde os 11 anos e já havia aparecido no palco com nomes como Buddy Guy, Robert Randolph e a Tedeschi Trucks Band.
Christone Ingram nasceu em Clarksdale, Mississippi em 1999. Primo da estrela country Charley Pride, ele começou a tocar bateria quando tinha seis anos e pegou o baixo quando tinha nove. Ele desenvolveu um interesse pelo blues quando viu um documentário sobre Muddy Waters com seu pai. Quando tinha 11 anos, seus pais compraram sua primeira guitarra e ele logo se matriculou em aulas de música no Delta Blues Museum de Clarksdale.
Os músicos de blues do Mississippi Bill "Howl-N-Madd" Perry e Daddy Rich, que ensinavam no museu, viram potencial nele, e Perry apelidou o jovem de "Kingfish" quando se apresentaram em um local local chamado Ground Zero Blues Club. Em 2014, Ingram se apresentou para Michelle Obama na Casa Branca quando um grupo de alunos do Delta Blues Museum se apresentou na capital.
Em 2015, recebeu o prêmio Rising Star da Rhythm & Blues Foundation, e Tony Coleman, que tocou na banda de B.B. King, gostou tanto da música de Ingram que mais tarde conseguiu que o jovem guitarrista conhecesse King em um festival no Mississippi.
O guitarrista Eric Gales convidou Ingram para se apresentar em seu álbum, Middle of the Road, de 2017, e a lenda do blues Buddy Guy, o ícone do funk Bootsy Collins, e Dave Grohl do Foo Fighters, além do pioneiro do hip-hop, Rakim, teceram elogios a Ingram. Os produtores da série de televisão Luke Cage viram clipes de Ingram atuando online e escalaram-no para um papel coadjuvante no programa, além de usar suas interpretações de "The Thrill Is Gone" e "I Put a Spell on You" na trilha sonora .
Depois de terminar o ensino médio, Ingram aumentou sua agenda de turnês e tocava regularmente em clubes e festivais de blues nos Estados Unidos, Europa e Holanda. Em 2018, ele viajou para Nashville para começar a trabalhar em seu álbum de estreia com o produtor Tom Hambridge, que já havia trabalhado com Buddy Guy, Susan Tedeschi e George Thorogood.
Apresentando participações especiais de Buddy Guy e Keb 'Mo', o álbum Kingfish foi lançado pela Alligator Records em maio de 2019. Foi nomeado na categoria "Melhor Álbum de Blues Tradicionalista" no 62º Grammy Awards e ganhou o Álbum do Ano no Blues Music Awards; foi um dos cinco troféus que Ingram levou para casa naquela noite.
Ingram voltou com seu segundo álbum no verão de 2021. Como Kingfish, “662” foi produzido por Tom Hambridge e apresenta uma coleção de canções em grande parte co-escritas por Ingram. Trata-se de um álbum que pode ser definido como um biscoito fino musical, que merece ser apreciado pelos amantes do blues rock.
"Something In The Dirt"
"662"
"Rock and Roll"
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.