Na próxima sexta-feira, dia 9 de julho, estreia da peça "O Cão de Kafka", inspirada na obra "Investigações de Um Cão", do Franz Kafka. Serão dois formatos: uma versão linear no YouTube e uma versão interativa no Eko Studio. Para ambos, os ingressos estão disponíveis no Sympla e de forma gratuita.
Sintetizando a natureza da obra kafkiana, "O Cão de Kafka", é inspirado no conto "Investigações de Um Cão", de Franz Kafka. Encenação em formato inédito no Brasil, com concepção e direção de Marcya Harco e protagonismo do ator Paulo Drumond. A peça estreia no próximo dia 9 de julho, no YouTube, e ficará disponível até 23 de julho.
Além do formato linear de vídeo já conhecido pelos usuários da rede, a parceria com a Emergência Cuandrante, coordenada por Tatiana Travisani e DeCo N, também traz uma versão interativa do espetáculo através da plataforma Eko Studio. Com ingressos disponíveis na plataforma Sympla, os espectadores poderão interagir com algumas cenas através de ícones gráficos disponíveis na tela, permitindo escolher ângulos da câmera, induzir uma ação do ator ou mudar o som da cena.
Roteiro
A encenação é baseada em trechos da obra de Kafka, na qual o personagem principal, um cão, conta para a sua plateia algumas experiências marcantes, em épocas variadas de sua vida, desde a infância até a velhice. Essa plateia, o público, é referida pelo cão como a sua própria comunidade de cães. Como um cientista, um pesquisador, ele realiza uma análise metafísica e existencial de seu estado. Recorre a indagações sobre a origem do alimento no mundo, levantando questões sobre a fome, a arte, a cultura e a natureza das coisas.
Entremeando e interferindo nessa narrativa, por meio de elementos dramáticos e performativos, a encenação vai suscitando, imagética e sonoramente, momentos que são, sensações, sonhos, perturbações, angústias, dores, alegrias de infância do personagem. A presença do animal faz parte de muitas obras de Kafka. A metamorfose e o devir estão presentes nela.
Neste espetáculo, é possível entrar em devir entre o ator e o animal cão, convidando os espectadores a “performar” mentalmente e reelaborar a sua poética em um processo de devir-animal, deixando de lado sua forma vital, captando o vislumbre do dinamismo do animal em uma visão intuitivamente estética. O ator Paulo Drumond entra em devir-cão, um limiar fronteiriço entre o distanciamento e a aproximação com o animal.
Em "O Cão de Kafka", o público é convidado ao universo dos devires, não como contemplador em passividade, mas como vivenciador de uma experiência significativa, participando do ato criativo em devir, como um norte para o entendimento de si mesmo e do outro, seja animal, vegetal ou mineral. Para garantir seu ingresso gratuito, tanto para a transmissão no Youtube quanto para a versão interativa, acesse: https://www.sympla.com.br/produtor/cialudica.
Ficha técnica
"O Cão de Kafka"
Concepção e Direção: Marcya Harco
Inspirado na obra de Franz Kafka, "Investigações de Um Cão"
Texto: Trechos e adaptações desenvolvidas em improvisações com o ator, a partir do original alemão “Forschungen eines Hundes”, editado por Gustav Kiepenheuer e das traduções de Modesto Carone, Marcya Harco, Paulo Drumond e LeBooks
Ator: Paulo Drumond
Coreografia: Marcya Harco (adaptação da obra coreográfica de Vaslav Nijinsky para a “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky)
Produção executiva: Emergência Cuadrante
Criação audiovisual: Tatiana Travisani
Trilha original: DeCo N.// Alexandre Marino
Direção de arte: Ivan Ferrer
Direção de fotografia: Andy Barac
Projetista de som: DeCo N.// Alexandre Marino
Mixagem e finalização de áudio: Alexandre Marino // Estúdio Arranhador
Criação de Interatividade: Tatiana Travisani // Andy Barac
Projeção: Tatiana Travisani // Ivan Ferrer
Edição de projeção: Mariana Furukawa
Captação de imagem: Michel Botto
Iluminação: Andy Barac
Imagens aéreas: William Lima
Assistência de fotografia: Mariana Furukawa
Captação de som: DeCo N.// Alexandre Marino
Edição de vídeo e pós-produção: Andy Barac e Mariana Furukawa
Figurinos e adereços: Ivan Ferrer
Assistência de arte: Raquel Borges
Costureira: Iolanda Ferreira
Assistentes de produção: Bruno Alves e Mariana Furukawa e Raquel Borges
Making of: Barbara Jadeh
Criação gráfica: Daniela Benite
Impulsionamento // Divulgação: Nathy GBS Marketing Digital
Assessoria de imprensa: COMBO Comunicação
Administração: Sonhos de Uma Noite Produções Artísticas
Realização: Cia. Lúdica (https://www.cialudica.com.br)
Projeto contemplado pelo Edital ProAC n° 01/2019, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.