Uma seleção das melhores tiras do grupo de amigas lésbicas mais adorado das HQs.
Ao longo de mais de duas décadas, Alison Bechdel, autora da premiada graphic novel "Fun Home", levou a vida de Mo, Lois, Ginger, Sparrow e de suas amigas a dezenas de jornais. Com um elenco composto quase todo de mulheres lésbicas, "Perigosas Sapatas" foi um marco, abrindo caminho para uma geração de artistas que trouxe diversidade e renovou a cena dos quadrinhos americanos.
Narrada como uma novela ilustrada e considerado pelo jornal Publishers Weekly como uma obra "divertida, irreverente e destemida”, a história se passa em tempo real: as personagens se conhecem, se apaixonam, atam e desatam relacionamentos, trocam de empregos, envelhecem, e suas vidas ao longo de 20 anos refletem as mudanças sociais, culturais e políticas dos Estados Unidos.
"Perigosas Sapatas" acompanha esse grupo de acadêmicas, assistentes sociais, livreiras, ativistas políticas e artistas. É como Sparrow, a ex-hippie convertida ao ateísmo que se identifica como lésbica bissexual e se envolve com o Stuart Goodman, com quem tem um filho. Ou Lois, a drag king ativista às voltas com Janis, sua enteada trans. Ou ainda a própria Mo, a verdadeira protagonista do livro, que precisa conciliar o emprego numa livraria, a carreira acadêmica, a militância e a vida amorosa.
Selecionadas pela autora, as tiras de "O Essencial de Perigosas Sapatas" dão a medida do impressionante escopo do trabalho de Bechdel. São dezenas de tramas que se encontram e se desencontram, num complexo painel humano repleto de humor, amor e comentário social.
A autora
Alison Bechdel nasceu em Lock Haven, na Pensilvânia, em 1960. É autora da graphic novel "Fun Home" (Todavia, 2018), que colecionou prêmios e foi adaptada para a Broadway, e de "Você É Minha Mãe?" (Quadrinhos na Cia., 2013).
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.