terça-feira, 11 de maio de 2021

.: Mostra Babenco no MIS traz programação gratuita e grandes filmes


Mostra online acontece todo sábado, de 15 a 29 de maio, e traz sessões de filmes gratuitas seguidas por conversas com convidados especiais. Dentre os confirmados, estão Bárbara Paz, Myra Babenco e Drauzio Varella.  Além disso, a programação ainda inclui o Ciclo de Cinema e Psicanálise: "Babenco - Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou" e a Segunda no Acervo: "Pixote".
 


No mês em que completa 51 anos, o Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – preparou uma programação exclusiva para os fãs de cinema nacional: Babenco no MIS. O especial, que relembra a carreira de Hector Babenco no ano em que completaria 75 anos, conta com mostra de filmes (que traz exibição gratuita de obras consagradas do diretor seguidas por bate-papo com convidados especiais) e com os programas Ciclo de Cinema e Psicanálise e Segunda no Acervo.  

Todas as atividades integram a programação virtual #MISemCasa, que acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura. O MIS agradece aos patrocinadores, apoiadores institucionais e operacionais e patronos: Youse, Kapitalo Investimentos, Cielo, TozziniFreire Advogados, Bain & Company e Telhanorte. 


Mostra Babenco | 15 a 29 de maio
Para marcar o retorno à agenda regular do #MISemCasa, o Pontos MIS (projeto de difusão das atividades culturais do Museu ao redor do Estado) promove uma atração especial: a Mostra Babenco, em parceria com a SPCine Play e a HB Filmes. Durante três sábados, a partir do dia 15, o público de casa confere sessões gratuitas de obras do diretor (O Beijo da Mulher Aranha, Carandiru, e Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou) seguidas por bate-papo com convidados especiais – dentre eles, a filha do diretor, Myra Babenco; a atriz, diretora e viúva de Babenco, Bárbara Paz; e o médico e escritor Drauzio Varella, autor de Carandiru (programação completa abaixo). 

As sessões de filmes são gratuitas e serão disponibilizadas ao público 48h antes de cada bate-papo, mediante a inscrição prévia por meio do link: https://forms.gle/VyWciDv1coAh7bk98. Já as conversas
com convidados acontecem sempre no canal do MIS no Youtube, às 18h, com acesso livre e gratuito.


Segunda no Acervo | 24 de maio
O CEMIS (Centro de Memória do MIS) apresenta uma edição especial do programa “Segunda no Acervo”, com fotografias que foram usadas para divulgação do filme de Pixote, a lei do mais fraco (1981), fazendo, assim, um convite ao mergulho na coleção de itens originais do Museu, repleta de pérolas do cinema nacional - como depoimentos, filmes, documentos e imagens. As fotografias serão publicadas, no dia 24, em todas as redes sociais do MIS. 


Ciclo de Cinema e Psicanálise | 25 de maio, às 20h 
Na segunda edição de maio, o programa, que debate filmes à luz da psicanálise conduzido por Luciana Saddi, recebe a psicanalista Silvana Lea e o crítico de cinema Inácio Araújo para falar sobre a premiada produção brasileira Babenco - Alguém precisa ouvir o coração e dizer: parou (dir. Barbara Paz, Brasil, 2019, 75 min, 16 anos). O filme venceu o importante prêmio da crítica independente e o prêmio de melhor documentário do Festival de Veneza. Além disso, representou o Brasil no Oscar 2021. 

O Ciclo de Cinema e Psicanálise é uma parceria do MIS com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e com a Folha de São Paulo. Esta edição acontece às 20h da terça-feira, dia 25, ao vivo, no canal do MIS no Youtube. 


Programação - Mostra Babenco
15 de maio – "O Beijo da Mulher Aranha"
O público pode conferir o clássico "O Beijo da Mulher Aranha" (dir. Hector Babenco, Brasil, Drama, 1985, 120 min, 18 anos), que lançou Sonia Braga no cinema. Falando em inglês, é protagonizado por William Hurt, vencedor do Oscar pelo papel de um presidiário que se alimenta dos antigos filmes de Hollwyood. 

Às 18h, acontece bate-papo ao vivo com Simone Zuccolotto (jornalista, diretora, roteirista e crítica de cinema), Myra Arnaud Babenco (diretora da HB Filmes e da Galeria Raquel Arnaud), Michelle Britto (cineclubista da Spcine) e mediação Bruno Cucio (professor, cineasta, sócio da Travessia Filmes e coordenador pedagógico do INC). 


22 de maio – "Carandiru" 
N
este sábado, é a vez do sucesso Carandiru (dir. Hector Babenco, Brasil, Drama, 2003, 145 minutos, 16 anos), baseado no livro de Drauzio Varella. No longa, um médico se oferece para realizar um trabalho de prevenção à AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Histórias de crime, vingança, amor e amizade. 

Às 18h, acontece bate-papo ao vivo com o Dr. Drauzio Varella (médico, cientista e escritor) e Keila Pereira (cineclubista da Spcine), com mediação de Giuliana Monteiro (roteirista, diretora e mestre pela NYU, Tisch School of the Arts). 


29 de maio – "Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou" 
Para encerrar a Mostra Babenco, o público confere o documentário biográfico Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou (dir. Bárbara Paz, Brasil, documentário, 2019, 75 min).   “Eu já vivi minha morte, agora só falta fazer um filme sobre ela” – disse o cineasta Hector Babenco a Bárbara Paz, ao perceber que não lhe restava muito tempo de vida. Ela aceitou a missão e realizou o último desejo do companheiro: ser protagonista de sua própria morte. Nesta imersão amorosa na vida do cineasta, ele se desnuda, consciente, em situações íntimas e dolorosas. Revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e fragilidade física que marcou sua vida. Do primeiro câncer, aos 38, até a morte, aos 70 anos, Babenco fez do cinema remédio e alimento para continuar vivendo. 

Às 18h, acontece bate-papo ao vivo a própria Bárbara Paz (atriz, diretora e produtora), com mediação de Giuliana Monteiro (roteirista, diretora e mestre pela NYU, Tisch School of the Arts) e Vanise Carneiro (atriz, diretora, educadora e preparadora de elenco). 


Sobre o Pontos MIS
O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural com atuação em todo o Estado de São Paulo, realizado pelo MIS em parceria com prefeituras locais. Com filmes, oficinas práticas e palestras, o programa tem como objetivo  formar novos públicos para o cinema brasileiro e internacional não comercial. Durante a contenção da Covid-19, a programação acontece virtualmente nos canais do MIS. 

Serviço
#MISEMCASA
www.mis-sp.org.br


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.