Por Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.
O Concerto para Bangladesh foi um concerto beneficente organizado pelo ex-guitarrista dos Beatles. George Harrison, e o músico indiano Ravi Shankar em agosto de 1971, nos Estados Unidos. O evento serviu para mostrar como a música podia ajudar a aumentar a conscientização internacional e financiar a ajuda aos refugiados do Paquistão Oriental, após a Guerra de Libertação de Bangladesh.
Os shows foram realizados às 14h30 e 20h no domingo, 1º de agosto de 1971, no Madison Square Garden, na cidade de Nova York. O evento foi o primeiro de tal magnitude e contou com um supergrupo de artistas que incluía Harrison, o ex-beatle Ringo Starr, Bob Dylan, Eric Clapton, Billy Preston, Leon Russell e a banda Badfinger. Além disso, Shankar e Ali Akbar Khan - ambos com raízes ancestrais em Bangladesh – fizeram uma apresentação de abertura de música clássica indiana.
George Harrison apresentou canções de sua autoria da época dos Beatles e outras de sua carreira solo. Ringo cantou It Don´t Come Easy, que ele compôs em parceria com Harrison. Leon Russell canta um cover excelente de Jumpin Jack Flash dos Rolling Stones. Um destaque desse concerto foi a apresentação de Bob Dylan, que interpreta clássicos como Just Like a Woman e Blowin The Wind, acompanhado de George Harrison e outros músicos conhecidos.
Um álbum triplo em vinil foi lançado na época e virou um sucesso de vendas. Atualmente pode ser encontrado em CD e DVD. Em 1985, por meio da receita arrecadada com o álbum e filme ao vivo, cerca de US $ 12 milhões foram enviados a Bangladesh, e as vendas do álbum ao vivo e do lançamento em DVD do filme continuam a beneficiar o Fundo George Harrison para a Unicef. Décadas depois, Shankar diria sobre o sucesso do evento: "Em um dia, o mundo inteiro soube o nome de Bangladesh. Foi uma ocasião fantástica".
O Concerto para Bangladesh é reconhecido como um projeto de ajuda humanitária muito bem-sucedido e influente, gerando conscientização e fundos consideráveis, além de fornecer lições valiosas e inspiração para projetos que se seguiram, como o Live Aid em 1985.
"Something" (George Harrison)
"Love Minus Zero/No Limit" (Bob Dylan)
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.