Barracão Teatro se transporta da sala do teatro para a sala da sua casa com o "Zabobrim, o Rei Vagabundo". Elenco se reinventa e lança peça consagrada do repertório para às telinhas podendo ser vista em qualquer lugar do Brasil ou do mundo.
Filmado e formatado para a realização de uma série de seis apresentações online, gratuitas, nas plataformas sociodigitais do Barracão Teatro, “Zabobrim, o Rei Vagabundo Online” tem temporada contemplada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), com recursos da Lei Aldir Blanc, dias 17, 18, 23, 24 e 25 de abril às 20h.
A temporada online terá uma novidade: o grupo receberá o público,, às 19h40, em uma antessala da plataforma Zoom, para conversar com os participantes. O link de acesso para a noite de estreia, sexta-feira, dia 16, é http://bit.ly/zoom_antessala_estreiazabobrim. Nos outros dias, o link estará disponível no Youtube e Instagram do Barracão Teatro.
Sob nova perspectiva
O espetáculo “Zabobrim, O Rei Vagabundo”, foi concebido, na sua origem, para ser uma obra volátil que dialogasse diretamente com público. Para a adaptação do espetáculo aos formatos digitais, o Barracão Teatro contou com a parceria da produtora de vídeo Mapache Filmes - fundada e dirigida pelo videomaker e cineasta Levi Munhoz.
“Entendemos que essa ressignificação não foi simplesmente o ato de filmar um espetáculo teatral já concebido, mas criar uma adaptação da obra feita exclusivamente para ser vinculada e apresentada nas redes a fim de possibilitar um diálogo presente com o espectador que assiste do outro lado da tela”, destaca a diretora Tiche Vianna.
Transpor uma linguagem para outra sem querer ter perdas é uma tarefa árdua e seria uma “prepotência dizermos que conseguimos fazer isso”, reforça Tiche. Em “Zabobrim, o Rei Vagabundo Online”, a equipe teve, acima de tudo, a possibilidade de estudar, revisitar, desmontar e remontar um espetáculo teatral sob uma nova perspectiva.
Quais os desafios? “A primeira coisa que perderíamos seria a relação interativa com o público e por conta disso, seria necessário modificar a narrativa. Isso diminuiu consideravelmente o tempo de realização das cenas o que favoreceu muito a apresentação através da tela”, afirma.
Segundo ela, é diferente gravar um espetáculo teatral e reinventar a teatralidade no teatro audiovisual. Como a câmera se aproxima e às vezes entra na cena, atrizes e atores tiveram que condicionar corpos habituados ao exagero, a não caminhar as distâncias cênicas e recriar seus movimentos: tanto da máscara em si, que pressupõe sutilezas do rosto (coisa que não vemos no teatro por causa da distância), quanto da coluna e transferência de peso, redesenhando seus gestos. Tudo ganhou outra dimensão e é por meio do retorno, que poderemos ter através do público, após as apresentações, que saberemos com mais profundidade como operar essa outra perspectiva de trabalho, que parece ser o que nos moverá nos próximos meses”, reflete.
Do outro lado da tela
Desde sua estreia, em 2015, o espetáculo circulou por diversas cidades, apresentando em festivais, mostras e temporadas. Em cada lugar, e diante de cada público diferente, a peça, na improvisação direta com a plateia, ia se reconfigurando na atualização de piadas, interações e comentários (tudo isso a partir dos acontecimentos atuais e do retorno do espectador).
Agora, sob a nova perspectiva virtual, a diretora é enfática: “Longe de termos uma câmera que captura imagens fiéis ao realismo, temos uma câmera que vasculha alguns ângulos distintos da cena, na busca de uma intimidade que só a presença cênica é capaz de revelar. Ainda temos muito a aprender e o desafio é esse. Quanto mais caminho pela frente, maior a vontade de realizar a possibilidade do agora”, conclui Tiche Vianna com muitas ideias na cabeça e, definitivamente, uma câmera na mão.
Sinopse do espetáculo
Na peça, Zabobrim, o palhaço vagabundo remexe o lixo e encontra uma lâmpada mágica. Um gênio lhe concede três pedidos e ele pede para se tornar rei. Seu desejo é realizado e Zabobrim retorna ao passado, quando o fim da monarquia se anuncia e os reis estão perdendo suas cabeças.
Ficha técnica
Espetáculo: “Zabobrim, o Rei Vagabundo”
Dramaturgia: Tiche Vianna – Esio Magalhães
Direção: Tiche Vianna
Atuação: Cintia Birocchi, Esio Magalhães, Fernando Fubá, Kara Ariza, Raissa Guimarães, Rodrigo Nasser e Ulisses Junior.
Direção Musical: Marcelo Onofri
Direção de arte (figurinos): Antonio Apolinário
Designer gráfico: Ana Muriel
Técnico de iluminação: Erico Damineli
Produtora executiva: Cau Vianna
Assistente de produção: Thomas do Anjos
Projeto: "Zabobrim, o Rei Vagabundo Online", contemplado pelo Programa de Apoio Cultural Expresso Lei Aldir Blanc nº36 - Produção e temporada de espetáculo de teatro com apresentação on-line, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
Serviço
Espetáculo: “Zabobrim, o “Rei Vagabundo On-Line”
Quando: dias 17 e 18 de abril (sexta a domingo); 23, 24 e 25 de abril (sexta a domingo), sempre às 20h.
Onde: https://www.youtube.com/barracaoteatro
Classificação indicativa: 12 anos.
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