Entre os dias 22 e 30 de abril, o Festival Paulista de Teatro Musical realiza sua 1ª edição marcada por muito entretenimento e informação. Serão quase 30 horas de programação dividida entre 17 atrações, incluindo 7 espetáculos, 4 leituras dramáticas e 6 palestras educacionais, abrilhantadas por diversos talentos, entre atores e criativos, conhecidos dos palcos.
O evento, que se dá de forma 100% online e gratuita através do YouTube do Prêmio Bibi Ferreira, terá sua abertura marcada por uma palestra de Miguel Falabella e seu encerramento por uma palestra de Charles Möeller, referências do teatro musical brasileiro. O FPTM é idealizado por Marllos Silva, mesmo criador do renomado Prêmio Bibi Ferreira, e viabilizado pelo Governo de São Paulo através da Lei Aldir Blanc. Com 17 atrações online e gratuitas, serão quase 30 horas de espetáculos, leituras dramáticas e palestras com grandes nomes do teatro musical brasileiro.
Com a proposta inédita de movimentar o cenário cultural, enaltecer o trabalho de criativos e artistas do teatro musical brasileiro e valorizar projetos originais do gênero, o Festival Paulista de Teatro Musical (FPTM) realiza entre os dias 22 e 30 de abril sua primeira edição. Lançado no formato digital, em função da Covid-19, a atração exibe sete espetáculos, quatro leituras dramáticas e seis palestras educativas, que poderão ser acompanhadas gratuitamente pelo YouTube do Prêmio Bibi Ferreira.
Criado pela Marcenaria de Cultura, o festival que conquistou visibilidade nacional e recebeu dezenas de projetos vindos de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul, contou com o olhar atento da curadoria especializada, representada pelo idealizador e produtor Marllos Silva, responsável também pelo Prêmio Bibi Ferreira, o diretor e pesquisador de teatro musical Jamil Dias, os jornalistas culturais Miguel Arcanjo Prado e Ubiratan Brasil, e o maestro e diretor musical Daniel Rocha.
“O FPTM foi gestado durante três anos para ser uma vitrine para novos projetos. Fiquei feliz e surpreso com a quantidade de projetos que recebemos, foram mais de 40 inscritos o que nos levou a aumentar o número de contemplados”, conta Marllos.
Com inscrições validadas através do envio de material audiovisual e/ou texto dramatúrgico e músicas, cada curador foi responsável por acompanhar mais de 2250 minutos de vídeo e ler mais de 2500 páginas para que pudessem eleger os selecionados da programação, que reunirá quase 30 horas de entretenimento e informação para quem deseja ir ao teatro sem sair de casa e saber mais sobre o universo dos musicais e suas diferentes áreas.
“A escolha se deu de forma muito carinhosa por parte da curadoria, que tentou traçar um panorama mais amplo da produção de teatro musical do país, tendo companhias mais experientes e mais novas. A série de leituras cria oportunidades para projetos em desenvolvimento experimentarem caminhos, uma parte importante na concepção de espetáculos e que infelizmente no país não temos conseguido fazer”, reflete o idealizador.
Tendo como intuito principal enaltecer trabalhos em teatro musical que tenham criação 100% original - texto, letra e música -, o festival abre suas cortinas para uma programação comandada por grandes profissionais dos palcos, com palestras instrutivas, produções nunca realizadas ou que já tiveram sua estreia com plateias presenciais ou virtuais, oferecendo ao público a oportunidade de ver ou rever um espetáculo nacional, e leituras que criarão expectativas sobre histórias que ainda sairão do papel.
“Ter a honra de contar com grandes profissionais do teatro musical dividindo o seu conhecimento no ciclo de palestras é sem dúvida um momento especial e que espero que possa ajudar a construir novos caminhos para a construção da dramaturgia para teatro musical no país”, celebra Marllos. “É extremamente importante ressaltar a força da Lei Aldir Blanc na realização do festival e no suporte à cultura do país neste momento. Se ela não existisse os profissionais estariam abandonados. Fomos um dos segmentos mais atingidos pela pandemia, e tivemos nossas atividades totalmente paralisadas. Na realização do festival procuramos distribuir os valores para o maior número de profissionais, o festival envolve mais de 150 profissionais de diversas áreas”, finaliza o produtor.
O 1º Festival Paulista de Teatro Musical é viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo através do Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº40/2020 – “Produção e Realização de Festival de Cultura e Economia Criativa com Apresentação Online”.
Agenda de apresentações:
Quinta-feira, dia 22 de abril
20h - Abertura do Festival | Palestra com Miguel Falabella
Sexta-feira, dia 23 de abril
20h - Musical: "O Mágico Di Ó – Um Clássico em Forma de Cordel"
Sábado, dia 24 de abril
16h - Palestra com Ricardo Tiezzi | Tema: "Princípios de Estrutura Dramatúrgica"
18h - Leitura: "Brickfield, o Musical"
20h - Musical: "Diálogos"
Domingo, dia 25 de abril
16h - Palestra com Jamil Dias | Tema: "Conceituação e Caminhos do Musical"
18h - Leitura: "Lonza"
20h - Musical: "Terrível Incrível Aventura – Um Musical Fabulesco Marítimo!"
Segunda-feira, dia 26 de abril
18h - Leitura: "O Último Samba"
20h - Musical convidado: "Ponto de Bala"
Terça-feira, dia 27 de abril
16h - Palestra com Fernanda Maia | Tema: "O Uso da Canção Na narrativa do Teatro Musical"
18h - Leitura: "Dom Casmurro - O Musical"
20h - Musical: "A Ópera dos Três Porcos"
Quarta-feira, dia 28 de abril
16h - Palestra com Carlos Bauzys | Tema: "Piano Condutor, Arranjo Vocal e Orquestração"
20h - Musical: "Amor Barato - O Romeu e Julieta dos Esgotos"
Quinta-feira, dia 29 de abril
20h - Musical: "Azáfama: Substantivo Feminino"
Sexta-feira, dia 30 de abril
20h - Encerramento do Festival | Palestra com Charles Möeller
Apresentações no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCrZ_w6w2CZiFpxrOAS0D7aQ
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.