Um estudo abrangente e atualizado de uma nova América Latina a partir de suas dimensões políticas, econômicas, sociais e culturais. Resultado de extensa pesquisa de dois dos mais respeitados sociólogos da atualidade, este livro oferece o retrato fiel de um continente em ebulição.
Na virada do milênio, a América Latina parecia ter chegado a uma certa estabilidade democrática após séculos de sangue, suor e lágrimas. Contudo, a crise de legitimidade política e a corrupção do Estado na maioria do continente abriram caminho para a fragmentação das democracias liberais. O como e o porquê de tais processos, e as transformações que eles orquestraram na vida das pessoas, são analisados magistralmente no livro de Fernando Calderón e Manuel Castells.
Neste retrato envolto em luz e sombras, os autores apontam que, apesar de uma melhora dos indicadores básicos de desenvolvimento humano, a região permanece a mais desigual do mundo – marcada pela urbanização descontrolada, o avanço da violência e do medo, a penetração do Estado pelo narcotráfico e a destruição do meio ambiente.
No entanto, há caminhos de esperança: em meio às mudanças experimentadas, surgem novos movimentos – liderados sobretudo por jovens, mulheres, povos indígenas e afrodescendentes – que marcam as possibilidades de uma história centrada na ética da dignidade, da identidade, da ecologia, do antirracismo e do feminismo. Você pode comprar "A Nova América Latina", de Fernando Calderón e Manuel Castells, neste link.
Sobre os autores
Fernando Calderón sociólogo boliviano, é um dos mais destacados estudiosos da América Latina. Doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, tem uma extensa trajetória em importantes organismos internacionais, como Clacso, Cepal e Pnud. É autor de dezenas de livros sobre democracia e desenvolvimento.
Manuel Castells é sociólogo espanhol, considerado o principal intelectual da sociedade contemporânea conectada. Professor titular da Universidade do Sul da Califórnia e da Universidade Aberta da Catalunha e professor emérito da Universidade da Califórnia, Berkeley, tem dezenas de livros publicados, entre eles Ruptura, Redes de indignação e esperança e a famosa trilogia A era da informação.
Ficha técnica:
Livro: "A Nova América Latina"
Autores: Fernando Calderón e Manuel Castells
Tradução: Eliana Aguiar
Páginas: 352
Tiragem: 3 mil
Link na Amazon: https://amzn.to/3gObNjQ
Tags
#ANovaAméricaLatina #ANovaAmericaLatina #AméricaLatina #AmericaLatina #FernandoCalderón #FernandoCalderon #ManuelCastells
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.