O espetáculo teatral "Fuente Ovejuna", peça indicada aos prêmios Shell e São Paulo/Femsa, ganha versão online e surpreende jovens do ensino médio nas plataformas digitais. As apresentações são realizadas todo sábado, de forma gratuita, e terá uma sessão extra no domingo, dia 25.
A peça teatral aborda questões importantes sobre o abuso de poder e a luta pelos direitos da mulher, acaba de ganhar uma nova temporada de apresentações e será transmitido de forma online durante o mês de abril no canal do YouTube do Núcleo Educatho, instituição de educação com expertise na arte teatral.
Indicado aos prêmios Shell e São Paulo/Femsa após diversas temporadas de êxito, o espetáculo, do dramaturgo espanhol Lope de Vega (1562-1635), é direcionado aos jovens do ensino médio, acima de 12 anos, e faz parte do projeto “Trilogia da Taverna”, criado para transpor clássicos da dramaturgia mundial para o teatro em uma instalação assinada pelo multiartista Kleber Montanheiro, que também compôs os figurinos para a peça.
Escrita entre 1612 e 1614, "Fuente Ovejuna" acompanha os cidadãos do Vilarejo de mesmo nome que sofrem com os desmandos de um jovem comandante designado pelo Rei para cuidar do local. A trama é inspirada em eventos reais. Com direção geral de Juliano Barone, tradução e adaptação de Marcos Daud e direção musical de Wagner Passos, essa nova versão online é oferecida pelo Núcleo Educatho, produtora do projeto, que foi contemplada pelo edital Proac Expresso Lab 38/2020 - Lei Federal Aldir Blanc.
Com larga experiência com teatro para jovens, o Núcleo, em parceria com a equipe artística do Núcleo Sem Querer de Tentativas Teatrais, responsável pela concepção estética da peça, traz para o público, uma experiência única, relevante e atual, importante para ser contemplada por jovens e adultos. De acordo com o diretor Juliano Barone, “apresentar um clássico nos dias de hoje é olhar para o passado para compreender nosso presente e, assim, transformar o futuro”.
Sinopse
A peça narra o drama dos cidadãos do pacato vilarejo Fuente Ovejuna, que sofrem com a tirania e as injustiças de um militar, um jovem comandante que foi enviado ao local para protegê-los de possíveis ameaças. O abuso de poder e as desonras desse tirano, que maltrata a população, provocam a revolta dos moradores da vila que clamam por vingança. É uma peça sobre política, sobre as ações humanas e sobre as possíveis faces da justiça.
Ficha técnica
Espetáculo: "Fuente Ovejuna"
Direção geral e adaptação: Juliano Barone
Tradução: Marcos Daud
Direção musical: Wagner Passos
Máscara expressiva: Joca Andreazza
Coreografia e danças brasileiras: Guryva Portela
Confecção de máscaras: Jair Correia
Cenárioe figurino: Kleber Montanheiro
Iluminação: Gabriele Souza
Manutenção de figurinos: Fernando Félix
Cards e banners virtuais: Camila Coltri
Realização: Núcleo Educatho
Elenco: Gabriel Ferrara, Juliane Arguello, Lisi Andrade, Luiz Amorim, Marcus Verissimo, Monique Fraraccio, Pedro Casali, Priscilla Dieminger e Vitor Pinheiro
Elenco de Apoio: Leonardo Vaz
Musicista: Lisi Andrade
Realização: Núcleo Educatho Produções Culturais Ltda.
Temporada: até 25 de abril
Dias e horários: sábados às 18h e domingo dia 25 de abril, às 18h
Duração: 75 minutos
Classificação: +12 anos
Link no site: https://nucleoeducatho.com.br/producaonucleosemquerer
Serviço:
Espetáculo: "Fuente Ovejuna"
Quando: sábados, às 18h (mês de abril)
Domingo (apresentação extra no dia 25)
Horário: 18h
Onde: Canal do YouTube do Núcleo Educatho
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.