quinta-feira, 22 de abril de 2021

.: A curta temporada de "Mais Esperto que a Morte", do Coletivo Bassusseder


Inspirado em contos populares de enganar a morte, os artistas se utilizam de múltiplas linguagens para levar o público a um universo fantástico. Fotos: Allan Benatti

Estreia nesta quinta-feira, dia 22, às 20h, o espetáculo "Mais Esperto que a Morte". Inspirado em contos populares de enganar a morte, os artistas se utilizam de múltiplas linguagens para levar o público a um universo fantástico. O espetáculo do Coletivo Bassusseder é inspirado em histórias de enganar a morte e ela mesma conta as situações em que tentou ser enganada.

A Morte está exausta de tanto serviço, relembra sua trajetória com histórias de pessoas e criaturas que conseguiram de alguma forma adiar ou negociar o inevitável. O espetáculo é composto por três histórias contadas com projeções de sombra numa caixa lambe-lambe, onde projetores, lanternas e refletores criam diálogos entre as narrativas. Uma conversa entre as linguagens das sombras, da máscara, da animação e dos quadrinhos, compondo o realismo fantástico.

Na primeira história, a Morte conta da vez que é salva por uma moça depois de tomar uma surra de um gigante. Assim a moça pôde ter uma vida mais tranquila e sem medos. A segunda história traz a costureira Maria que ao encontrar a morte sempre a entretêm envolvendo-a em histórias e mais histórias. A terceira e última é com João, que busca em toda sua longa vida o lugar onde a morte não exista.

“Essas três histórias tocam nas temáticas da esperança, do prazer de existir, do afeto, do cuidado e do percurso. Nenhuma delas aponta segredos divinos, mas trazem reflexões sobre o viver e o deixar acontecer”, diz o ator e diretor Allan Benatti. “São temas que despontam no nosso dia a dia e aqui de forma poética nos faz respirar diferente”, acrescenta Melissa.

O Coletivo Bassusseder aprofunda sua pesquisa e se dedica a investigar a dramaturgia da improvisação, o corpo improvisador e o hibridismo de linguagens dentro da composição coletiva como concepção cênica. Em 2012 funde-se com Cia Voos que tem a linguagem estruturada em trabalhos dirigidos pela consciência corporal, uma vez que compreende o corpo como eixo criador e comunicador da cena teatral. Sendo a improvisação, a máscara, o palhaço e educação somática o eixo dos projetos artísticos do coletivo.

Ficha técnica:
Espetáculo: 
"Mais Esperto que a Morte"
Allan Benatti: direção artística, ator, roteirista, confecção dos bonecos, contador do tempo, câmera, edição, cozinheiro, pai  e faxina
Melissa Panzutti: atriz, costureira, figurinista, cenógrafa, detalhista, câmera, problematizadora, cozinheira, organizadora da casa,  mãe e Faxina.
Paulo Federal: direção de atores, contra regra, câmera, confecção de bonecos,  soluções estratégicas, irmão, salva vidas , pai e lavador de louças.
Andrés Giraldo: trilha sonora original, cumplice,  sem fronteiras  e faxina.
Ronado Robles e Silvia Godoy: conselheiros, inspiradores, impulsionadores e muito amados.
Serviço:


Serviço
Espetáculo: "Mais Esperto Que A Morte" do Coletivo Bassusseder.
Curta temporada de seis apresentações, de quinta a domingo
Grátis
Duração: 50 minutos
Quinta e sexta, às 20h
Sábado e domingo, às 17h e 21h
A sala abre dez minutos antes do início do espetáculo
Indicação de faixa etária: para toda a família, mas a partir de 7 anos a criança terá melhor compreensão do todo.
Link: https://www.sympla.com.br/mais-esperto-que-a-morte__1183808
Projeto contemplado pela Lei Proac Aldir Blanc 36/2020.

Tags
#MaisEspertoQueAMorte #ColetivoBassusseder #AllanBenatti #MelissaPanzutti #PauloFederal #AndrésGiraldo #RonadoRobles #SilviaGodoy

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.