terça-feira, 9 de março de 2021

.: Primeiro volume de "Poesia Autónima" é disponibilizado pela Global Editora


Edição de 2021 apresenta pesquisa feita por Teresa Rita Lopes, influente professora catedrática de Literaturas Comparadas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

A Global Editora começa uma nova fase de suma importância para a casa e para o leitor de Fernando Pessoa, já que em março lança "Poesia Autónima", que traz consigo a obra de um dos maiores escritores da literatura universal. Esse primeiro volume proporciona acesso a versos inéditos do poeta, os quais são considerados por estudiosos um trabalho concebido por sua persona poética, diferenciando-se de outras obras já publicadas, que traziam heterónimos diferentes. O livro apresenta poemas que datam desde o início de seu trabalho como escritor até o ano de 1930.

Anteriormente, a editora havia publicado o "Livro do Dessassego" e outras obra de alguns heteronónimos de Pessoa, como Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, os quais marcaram o "start" de uma etapa igualmente relevante, pois o brasileiro pode ter acesso à poesia do autor português.

A edição inédita foi desenvolvida a partir do trabalho da pesquisadora Teresa Rita Lopes, que já havia envolvimento em outras obras publicadas pela editora, já que é uma respeitável professora catedrática de Literaturas Comparadas na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. "A pesquisadora tem dedicado uma vida inteira academicamente aos escritos de Fernando Pessoa e, com certeza, tê-la como parceira nesse projeto é importantíssimo, tanto para o desenvolvimento da obra quanto para nós que trabalhamos no setor editorial", enfatiza Richard Alves, diretor geral da Global Editora.


Sobre o autor
Fernando Antônio Nogueira Pessoa nasceu aos 13 de junho de 1888, em Lisboa. Em 1896, vai com a mãe e padrasto para África do Sul, onde realiza seus primeiros estudos. Devido a esse fato, o inglês converteu-se em sua segunda língua, que utilizou para escrever diversos poemas.

Em 1905, Fernando Pessoa retornou a Lisboa, para se matricular no Curso Superior de Letras, que abandonou um ano depois, motivado por uma greve de estudantes. Em 1913 escreveu a poesia Pauis e, em 1914, os primeiros poemas de seus heterônimos, Alberto Caieiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.

Consagrado escritor, Fernando Pessoa também foi astrólogo, crítico literário, tradutor, correspondente comercial e inventor. Seu legado permanece vivo até hoje. A vida do poeta foi dedicada a criar e escrever, principalmente através de seus heterônimos.  Pessoa faleceu em Lisboa, em 30 de novembro de 1935, com 47 anos. "Livro(s) do Desassossego" e "Vida e Obras de Alberto Caeiro" são algumas de suas obras publicadas pela Global Editora. Você pode comprar "Poesia Autónima", de Fernando Pessoa, neste link.

Ficha técnica:
Título: "Poesia Autónima"

ISBN: 978-65-5612-064-5
Autor: Fernando Pessoa
Número da edição:
Número de páginas: 608
Formato: 17 X 25 cm
Valor: R$ 99,00
Link na Amazon: https://amzn.to/3kY0jKJ

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.