Partindo de estudos científicos e de pesquisa de campo, o jornalista americano James Nestor mostra como respirar corretamente traz benefícios para o corpo e a mente.
Desde a Antiguidade, a respiração é reconhecida como a base de nossa saúde e bem-estar. Segundo cálculos médios, inspiramos e expiramos cerca de 670 milhões de vezes durante toda a nossa vida. Apesar disso, a espécie humana parece ter desaprendido a inalar e expelir o ar corretamente, e os maus hábitos nos trouxeram graves problemas. Em "Respire: A Nova Ciência de Uma Arte Perdida", que a Intrínseca lança em março no Brasil, o jornalista James Nestor investiga os benefícios de uma respiração consciente, que nos permite acessar nosso sistema nervoso, controlar nossa resposta imune e, por fim, restaurar nossa saúde.
O autor afirma que 90% das pessoas respiram incorretamente − isto é, pela boca em vez de pelo nariz. Essa diferença pode parecer trivial, mas, ao contrário da boca, o nariz limpa, aquece e umedece o ar antes de ele entrar no corpo. Com isso em mente, Nestor entrevistou homens e mulheres que estudam a ciência esquecida de antigas práticas de respiração e testou crenças há muito enraizadas sobre como respiramos. O que ele descobriu foi que basta um pequeno ajuste na forma de inspirar e expirar para melhorar o desempenho de um atleta, rejuvenescer nossos órgãos, deter o ronco, a asma e doenças autoimunes e até endireitar colunas com escoliose.
Em sua pesquisa de campo, o autor visitou escavações de antigas catacumbas em Paris, corais em New Jersey e até ruas poluídas de São Paulo. Na Grécia, conversou com dezenas de especialistas em mergulho livre, a antiga prática de permanecer centenas de metros abaixo da superfície da água com um único fôlego, por doze minutos. Como treinar o corpo e aumentar a capacidade pulmonar, de modo a tornar possível tamanha proeza?
Valendo-se de textos médicos milenares e dos estudos científicos mais recentes nas áreas de pneumologia, psicologia, bioquímica e fisiologia humana, James Nestor rompe com o senso comum em torno da nossa função biológica mais básica. Você pode comprar "Respire: A Nova Ciência de Uma Arte Perdida", de James Nestor, neste link.
O que disseram sobre o livro
“Um bem-vindo e revigorante manual do usuário para o sistema respiratório.” - Kirkus Reviews
“Respire revela a importância da nossa respiração e nos promete uma vida nova.” - Bookpage
Sobre o autor
James Nestor é jornalista e já colaborou com diversos veículos, entre os quais The New York Times, Outside, Scientific American, The Atlantic e San Francisco Chronicle. É também autor de Deep: Freediving, Renegade Science, and What the Ocean Tells Us about Ourselves. Atualmente, Nestor vive e respira em São Francisco, nos Estados Unidos.
Ficha técnica
"Respire: A Nova Ciência de Uma Arte Perdida"
Autor: James Nestor
Tradução: Petê Rissatti
Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Link na Amazon: https://amzn.to/3sZNgLI
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.