sábado, 13 de março de 2021

.: "Iracema Apaulistada": online e grátis na Casa Teatro de Utopias


O espetáculo teatral "Iracema Apaulistada" faz curta temporada online e gratuita na Casa Teatro de Utopias pelo Facebook. O solo-manifesto da atriz e diretora teatral Egla Monteiro apresenta relatos e memórias de uma migrante de origem indígena. Foto: Gaia Massucci

O espetáculo teatral "Iracema Apaulistada" faz curta temporada on-line e gratuita na Casa Teatro de Utopias. O solo-manifesto de Egla Monteiro investiga os efeitos da colonização na identidade do povo brasileiro. No espetáculo "Iracema Apaulistada – Um Solo-Manifesto", criado, dirigido e interpretado pela atriz e diretora teatral Egla Monteiro, são apresentados relatos e memórias de uma migrante de origem indígena, que carrega consigo a história de milhares de pessoas que moram na cidade de São Paulo, de mesma condição e origem.

A peça, que será transmitida gratuitamente pelo Facebook da Casa Teatro de Utopias nos dias 12, 13, 14, 17, 18 e 19 de março às 19h30, conta a história de uma menina que se encantou com a passagem do circo em sua aldeia, com o cinema projetado na parede do mercado da pequena cidade onde nasceu e de onde partiu com as malas nas mãos e muitos sonhos rumo à cidade grande. Agora, na maturidade, a herdeira legítima de Iracema, depois de viver em São Paulo e quase se perder de si mesma, recebe uma carta de Tupã com um convite para ouvir novamente o “Canto da Jandaia”. A partir do chamado, sai em busca de sua gênese ancestral.

Amparada em nossa ancestralidade indígena, em sua experiência de migrante e em suas lutas para se afirmar na cidade e construir seu espaço e vida no teatro, a atriz vasculha ancestralidades para refletir sobre noções de brasilidade e sobre os efeitos devastadores da colonização. “Esse trabalho nasce de um profundo amor pelo teatro, pela gente simples e pelos artistas anônimos desse imenso Brasil”, afirma Egla Monteiro.

Este projeto foi contemplado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc N.º 36/2020 - Produção e Temporada de Espetáculo de Teatro com Apresentação Online, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura.

Sobre Egla Monteiro
Atriz, diretora e produtora. Formada pelo Teatro Escola Macunaíma e pelo Centro de  Pesquisa Teatral – CPT. Bacharel em Filosofia pela  FFLCH/USP. Fundadora da Casa Teatro de Utopias, da qual é diretora artística, espaço / sede de dois  núcleos artísticos - Teatro de Utopias e Coletivo Teatral Mulheres de Utopias -, grupos  dos quais é também integrante. No Coletivo Teatral Mulheres de Utopias desenvolve  pesquisa sobre o feminismo e sobre a história das mulheres, há dois anos.  No Teatro de Utopias desenvolve o solo autoral Iracema Apaulistada – Um Solo-Manifesto.

Ficha técnica

Espetáculo: "Iracema Apaulistada" 
Criação, direção e interpretação:
Egla Monteiro
Coordenação geral de produção e gestão do projeto: Marcelo Massucci
Carta convite canto da jandaia: Karlo Kardoso com acréscimos de Egla Monteiro
Interlocução artística geral para criação: Raquel Ornellas e Tereza Monteiro
Figurino/Vestido: Tereza Monteiro
Figurino/Casaco: Egla Monteiro
Criação de luz: Egla Monteiro e Camila Andrade
Montagem de luz: Camila Andrade e Marcelo Massucci
Criação gráfica e fotografia: Gaia Massucci
Montagem videomapping: Alexandre Mercki
Operação de som: Amanda Gasparetto
Operação de luz: Laiza Menegassi
Maquiagem e cabelo: Eliane Liberato
Operação de vídeo: Anna Patarra
Assessoria de imprensa: Luiza Lorenzetti
Transmissão online e gravação da trilha: Renato Soares
Cessão do cocar: Marina Marcela Herrero

Fotografia da campanha #PovosDaFloresta -  Daniel Klajmic / "Lideranças indígenas, quilombolas e ribeirinhas, parceiras do ISA, participam de filmagens da campanha #PovosDaFloresta, em Presidente Figueiredo (AM), fevereiro de 2019"

Serviço
Espetáculo: "Iracema Apaulistada" 
Dias 12, 13, 14 de março, sexta a domingo, e 17, 18 e 19 de março, quarta a sexta-feira, às 19h30
Duração: 60 minutos
Transmitido pelo Facebook da Casa Teatro de Utopias
Gratuito
Recomendado para maiores de 14 anos

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.