sexta-feira, 12 de março de 2021

.: "Who´s Next": há 50 anos, o auge do The Who em disco


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.

A banda britânica The Who iniciava a década de 70 com um desafio: superar o sucesso de seu disco lançado no final dos anos 60, a ópera rock "Tommy". E há 50 anos era lançado "Who´s Next", considerado o ponto mais alto, o auge da carreira do grupo.

Conceitualmente, Pete Townshend elaborou as canções para compor uma nova ópera rock, que se chamaria "Lifehouse". Entretanto a ideia não vingou em estúdio e a gravadora achou melhor lançar um álbum convencional, com composições inéditas e sem o conceito original imaginado.

Nessa época a formação original da banda estava completa, com Pete Townshend (guitarra, teclados e backing vocals), Roger Daltrey (vocal), John Entwistle (baixo e backing vocals) e Keith Moon (bateria).

"Who´s Next" ganhou força pelo fato de as canções serem excelentes. Só as faixas "Baba O´Riley" e "Won´t Get Fooled Again", dois verdadeiros hinos do rock, já valeriam a audição do álbum. Mas há outras com o famoso peso que o The Who imprimia em suas gravações, como "Bargain", "Love Ain´t For Keeping" e "Going Mobile".

As composições de Townshend são excepcionais. O vocal de Daltrey está incrivelmente poderoso, assim como a cozinha rítmica formada por Keith Moon e John Entwistle. Moon aliás apresenta um repertório de viradas e intervenções nas baquetas que até hoje impressiona quem ouve o álbum pela primeira vez.

Destaco ainda as baladas "Behind Blue Eyes" e "The Song Is Over", onde Daltrey brilha de forma intensa com seu vocal forte. "Pure And Easy", com vocal de Pete Townshend, é outro momento inspirado e intenso desse disco.

"Who´s Next" representa o auge criativo da banda britânica, que anos depois ainda gravaria um ótimo álbum duplo ("Quadrophenia") e outros discos com menor impacto para a carreira, até a morte de Keith Moon em 1978. E prosseguir até os dias de hoje, mas sem Entwistle (que faleceu em 2002).

"Won´t Get Fooled Again"

"Baba O´Riley"

 "Behind Blue Eyes"


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.