domingo, 28 de março de 2021

.: Há 50 anos, John Lennon imaginava um mundo melhor para todos nós


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.

Há 50 anos, o ex-beatle John Lennon lançava aquele que é apontado por público e crítica como o seu melhor álbum em carreira solo. Imagine reúne uma coleção de canções que se tornariam verdadeiros clássicos da música internacional. E parte dessa história pode ser conferida no documentário disponibilizado pela Netflix, intitulado "John & Yoko - Above Us Only Sky" ("Só o Céu como Testemunha").

O documentário foi lançado em 2018 com direção de Michael Epstein e depoimentos de pessoas que acompanharam ou participaram diretamente da gravação do disco na Inglaterra e nos Estados Unidos. O baixista Klaus Voorman e os bateristas Alan White e Jim Keltner estão entre os entrevistados, além da viúva de Lennon, Yoko e seu filho mais velho, Julian, do primeiro casamento com Cynthia Lennon nos anos 60.

Parte do álbum foi gravado no estúdio particular de Lennon que ficava situado em Tittenhurst Park, na Inglaterra. E as sessões de gravações feitas nesse local são mostradas no documentário, contando inclusive com a participação de George Harrison, outro ex-beatle, em algumas faixas.

Os entrevistados relembram momentos marcantes, como quando ouviram a canção "Imagine" pela primeira vez, bem como a sessão de gravação da balada Jealous Guy, uma das muitas músicas que ele compôs pensando em Yoko. Mesmo a clássica Imagine também teve a inspiração creditada merecidamente a Yoko, mais precisamente em seu livro de poesias chamado Grapefruit.

O filme também resgata a história de Yoko, cuja família sentiu de perto os horrores da Segunda Guerra Mundial e das explosões das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki. Um fato que pode explicar a sua luta e mobilização pela paz junto com Lennon nos anos 60 e 70. Também é mostrado o início do romance entre John e Yoko, que começou em uma exposição de arte dela na Inglaterra.

O disco mostra Lennon em seu auge como compositor, com canções como "Gimme Some Truth", "How, How Do You Sleep?", esta última uma crítica direta ao ex-parceiro Paul McCartney. Tem produção de Phil Spector, que adicionou uma delicada instrumentação de cordas, complementando de forma brilhante a obra de Lennon.

O documentário termina com a mudança definitiva de Lennon para Nova York em 1972, onde ele viveria até 1980, ano em que foi assassinado na entrada do edifício Dakota. Mas o fato é que Lennon já conseguia imaginar um mundo melhor para todos nós. E como ele sempre dizia, a concretização desse sonho depende de cada um de nós.

 "Imagine"

 "Jealous Guy"

"Gimme Some Truth"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.