sábado, 6 de março de 2021

.: Peça infantil “O Pequeno Príncipe” tem apresentações gratuitas online


Montagem mistura presença de atores com bonecos e utiliza técnica de teatro com luz negra para encantar crianças e adultos. A montagem “O Pequeno Príncipe”, com direção de Ian Soffredini, ganha adaptação para internet. As sessões acontecerão até dia 31 de março no canal do Youtube Teatro Folha Online, com acesso grátis ao público. Foto: Will Siqueira

O espetáculo para crianças “O Pequeno Príncipe”, uma das montagens de maior sucesso de crítica e vista por mais de 16 mil pessoas, ganha adaptação online e será apresentada no canal do YouTube do Teatro Folha de 06 a 28 de março, aos sábados e domingos, às 10h e 15h. A temporada é realizada com recursos do Proac Expresso, por meio da Lei Aldir Blanc, contemplado com recursos do edital 38/2020 - Produção e temporada de espetáculo infantojuvenil com apresentação online.  

O Pequeno Príncipe mora no asteroide B-612 com uma rosa, baobás e três vulcões. Um dia ele pega carona numa revoada de pássaros e vai conhecer novos mundos e pessoas. Depois de passar por diversos planetas e conhecer inusitados personagens, como, o Rei, o Homem de Negócios e o Vaidoso, acaba caindo no planeta Terra, em pleno deserto do Saara. Na Terra conhece o narrador, que coincidentemente sofreu uma queda de avião no mesmo local.

Adaptada e dirigida por Ian Soffredini, a peça é uma adaptação da obra homônima escrita pelo aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943. O livro se tornou um clássico da literatura universal, traduzido em mais de 220 idiomas e dialetos. Ian Soffredini conta que ao adaptar a obra literária preservou ao máximo as imagens poéticas sugeridas pelo autor. “O livro começa contando a história do aviador e depois conta a história do Pequeno Príncipe. Eu fui direto à história do Pequeno Príncipe, destacando a ação e o que acontece com ele”, explica o diretor.

A adaptação mostra a viagem do personagem pelos planetas e depois as experiências dele na Terra, destacando a sensibilidade e a visão poética sobre a vida e as relações, que é um dos pontos fortes da obra de Saint-Exupéry. A montagem leva o conteúdo da obra para um mundo de sonho e fantasia, por meio de uma estética visual rica, colorida, capaz de despertar a imaginação das crianças e emocionar aos adultos. Assim como a obra literária, a peça se comunica com o público de todas as idades.

O espetáculo tinha sua data de reestreia agendada para dia 13 de março de 2020, dia em que as autoridades deram o primeiro grande alarme sobre a pandemia e a temporada foi suspensa. Impedidos de estar nos teatros, a companhia Teatro dos Sonhos dedicou-se ao longo de 2020 a criação de um canal no youtube, mantendo sua relação com o público infantil e exercendo seu ofício em contações de histórias da tradição oral brasileira, de forma lúdica e educativa, mas ansiosos para poder retornar ao palco com a Pequeno Príncipe.

O grupo se preparou novamente para reestreia em fevereiro deste ano, porém se deparou com outra reviravolta, quando o governo adotou medidas mais restritivas em que o teatro não poderia funcionar aos finais de semana. Impulsionados pela certeza de que agora, mais do que nunca, as pessoas precisam de contato com poesia e bons sentimentos que a peça provoca, atores e direção decidiram adaptar o espetáculo para acontecer online, com transmissões ao vivo.

“Enquanto a gente não volta ao palco, o público pode conferir a versão online, que carrega a mesma mensagem de esperança e bons sentimentos, tão necessários para os dias atuais. Queremos que a mensagem chegue ao maior número de pessoas e por isso, além de atender ao público em geral, vamos garantir acesso gratuito para todas as instituições de ensino que nos solicitarem”, comenta o diretor. Você pode ler sobre os dez motivos para não perder o espetáculo neste link.

Sobre a equipe criativa
Ian Soffredini - Adaptação e direção:
ator, diretor, dramaturgo e produtor teatral, Ian Soffredini atua profissionalmente na área teatral desde 2006, participando em sua trajetória de mais de trinta produções teatrais. É diretor artístico do Teatro dos Arcos. Ian é credenciado pela City University London, pelos estudos concluídos na Academy of Creative Training, de Brighton, e na Arts Educational School London.

Atuou nos espetáculos “A Minha Primeira Vez” e “Cinderela”,  com direção de Isser Korik; “A Bela Adormecida”, com direção de Paulo Henrique Jordão; “Cyrano de Bergerac”, com direção de João Fonseca; “Further then the furtherest thing” e “Gut girls”, interpretados em Londres; “Pequena Reflexão Cômica” – com texto, direção e atuação próprias; “Minha Nossa!”, de Carlos Alberto Soffredini; “Nunca se Sábado”, de Mário Viana, Fábio Torres, Luiz Henrique Romagnolli, Laert Sarrumor e Isser Korik; e “Revistando 2006”, de Mário Viana e Fábio Torres. Em parceria com o Grupo XPTO, adaptou e interpretou “Romeu e Julieta”, apresentado no Festival Internacional de Teatro de Objetos, promovido pelo Sesi. Mais recentemente idealizou e foi o curador dos projetos Berçário Teatral e Mostra Espontânea, realizados no Teatro dos Arcos.

Sidnei Caria  - Direção de Arte
Cursou Artes Cênicas pelo Conservatório Carlos Gomes de Campinas entre 1983 e 1985. Em São Paulo, conheceu o grupo XPTO do diretor Osvaldo Gabrieli, onde participou do desenvolvimento da linguagem do grupo como assistente técnico e ator entre 1986 e 2002. Neste período o grupo criou espetáculos reconhecidos pelo público e pela crítica: “Coquetel Clown”, “Babel Bum”, “O Pequeno Mago” “Buster, o enigma do Minotauro”, ganhando mais de 30 dos mais importantes prêmios do Teatro Brasileiro e participando de diversos festivais no Brasil e em vários países da América Latina e da Europa.

Em 1993 montou a Cia Teatro de Papel, em parceria com Anie Welter e Sergio Serrano, onde desenvolveu a linguagem própria de cenografia e figurinos, utilizando materiais recicláveis. Este trabalho lhe rendeu os prêmios APCA, Mambembe, Coca-Cola Panamco de melhor figurino, cenário e pesquisa de linguagem além de outras indicações. Coordena o grupo Maracujá Laboratório de Artes desde 2005, realizando trabalhos na área de criação e confecção de adereços, bonecos, figurinos e cenários.

O Grupo Maracujá tem em seu repertório os espetáculos “As Aventuras de Bambolina” (que lhe rendeu o Prêmio APCA de melhor ator e o Prêmio Coca-Cola Femsa de Direção, em pareceria com Beto Andretta), “Rabisco - um cachorro perfeito” (prêmio Coca Cola Femsa de Melhor Texto Adaptado), “O Buraco do Muro”, “Nerina, a ovelha Negra”, que ganhou o prêmio Aplauso Brasil de Melhor Espetáculo Infantil de 2017, entre outros.

Preparação de atores e Manipulação de Bonecos – Wanderley Piras
Ator e bonequeiro, diretor e arte-educador, especializado em cultura popular e manipulação de bonecos e objetos. Fundador e diretor artístico da Cia. da Tribo desde 1996, também trabalha com o grupo Pia Fraus como ator e diretor desde 2002. Dentre outros ganhou prêmios de Melhor Ator Infantil e Melhor Diretor Infantil. Também é diretor do projeto BuZum!

Ficha técnica
Título:
"O Pequeno Príncipe"
Dramaturgia e Direção: Ian Soffredini
Baseado no livro de Antonie de Saint-Exupéry
Elenco: Alana Bortolini,Amanda Zucchi,Enrico Verta,Mari Williams,Nathalia Kwast,Luiza Arruda,Luiz Vessi,Patrick Aguiar
Direção de Arte: Sidnei Caria
Cenografia, Figurino, Bonecos e Máscaras: Sidnei Caria, Silas Caria e Tete Ribeiro
Costureira: Cidinha André
Direção de Bonecos: Wanderley Piras
Música Original: Ricardo Severo
Fotografia, direção de fotografia e pós produção: Will Siqueira
Desenho de Luz: Diego Rocha
Produção Executiva e Administração: Will Siqueira
Assessoria de Imprensa: Claudio Marinho
Coordenação de Marketing: Emanoela Abrantes
Criação: Marjorie Costa
Mídias Sociais: Renata Castanho
Equipe técnica: Diego Rocha e Vinicius Souza
Realização: Jornaleiro Participações e Serviços Teatrais

Serviço
“O Pequeno Príncipe”
Temporada:
até 28 de março de 2021
Sessões: sábados e domingos, às 10h e 15h
Canal de exibição:
https://youtube.com/user/TeatroFolha
Ingressos: grátis
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: três anos




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.