terça-feira, 30 de março de 2021

.: Companhia das Letras lança "A Idiota", de Elif Batuman, finalista do Pulitzer


A Companhia das Letras lança em abril o livro "A Idiota", de Elif Batuman, finalista do Prêmio Pulitzer de Ficção em 2018. Neste romance, é possível acompanhar o amadurecimento de uma jovem universitária nos anos 1990 que se descobre como escritora enquanto vive as agruras e as delícias do primeiro amor

Selin, filha de imigrantes turcos, começará seu primeiro semestre em Harvard. O ano é 1995 e a internet, uma novidade. Ela se inscreve em matérias de que nunca ouviu falar, faz amizade com a carismática e cosmopolita colega sérvia, Svetlana, e começa a se corresponder por e-mail com Ivan, um estudante de matemática húngaro, mais velho. Selin falou pouco com Ivan, mas a cada e-mail que trocam, o ato de escrever parece assumir significados novos e cada vez mais misteriosos.

No final do ano letivo, Selin vai passar um tempo na Europa, mas o verão lá não lembra em nada o que ela já ouviu falar sobre as experiências típicas de estudantes universitários americanos. Trata-se de uma jornada mais profunda para dentro de si mesma: enfrentar a inefável e estimulante confusão do primeiro amor, acompanhada da crescente consciência de que está predestinada a se tornar uma escritora. Com impressionante sensibilidade emocional e intelectual, humor mordaz e um estilo sem reparos, Elif Batuman dramatiza as incertezas da vida prestes a entrar na idade adulta.


Sobre a autora
Filha de pais turcos, Elif Batuman nasceu na cidade de Nova York em 1977. Escreve para a revista The New Yorker desde 2010 e é autora do livro de memórias "Os Possessos: Aventuras com os Livros Russos e seus Leitores", publicado por aqui pela Leya e cuja tour de divulgação incluiu sua participação na programação oficial da FLIP em 2014.  É doutora em literatura comparada pela Universidade de Stanford e já foi premiada com os Whiting Writers' Award, Rona Jaffe Foundation Writers' Award e o Paris Review Terry Southern Prize for Humor.

Enquanto cursava a pós-graduação, Batuman estudou a língua uzbeque em Samarcanda, no Uzbequistão. Sua dissertação é sobre o processo de pesquisa social e construção solitária empreendido por romancistas. Seu primeiro romance, "A Idiota" é parcialmente baseado em suas próprias experiências estudando em Harvard em meados da década de 1990 e ensinando inglês na Hungria no verão de 1996. A literatura russa figura fortemente na obra de Batuman e, segundo a autora, sua obsessão pela literatura russa começou quando leu "O Arquipélago Gulag", de Aleksandr Solzhenitsyn, na escola. Seus dois livros homenageiam o escritor russo favorito de Elif Batuman, Fiódor Dostoiévski.

O que disseram sobre o livro

"Batuman certamente tem um dos melhores sensos de humor das letras americanas." Sheila Heti, autora de "Maternidade"


"'A Idiota' é uma imersão comicamente mundana em um universo que nunca antes havia recebido o tratamento de um romance do século XIX. Um épico viciante e contagiante." Miranda July, autora de "O Escolhido foi Você"


"Sem dúvida o livro mais engaçado que li esse ano."
GQ


Ficha técnica
Livro: 
"A Idiota"
Autora: Elif Batuman
Tradução: Odorico Leal
Páginas: 424 páginas
Editora: Companhia das Letras
Categoria: Romance/Ficção estrangeira
Link na Amazon: https://amzn.to/2PhgRlD

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.