sábado, 6 de março de 2021

.: Grátis: "Cavalos", monólogo online com Alexandre Paz, questiona masculinidade


"Cavalos", monólogo com Alexandre Paz cumpre temporada online e gratuita, aos sábados e domingos de março, com acessibilidade e legendas. Foto: Thiago Santos

Espetáculo “Cavalos”, que visa provocar questionamentos sobre a masculinidade através da figura paterna, faz curta temporada online e gratuita partir de 6 de março, sábados e domingos, até 28 de março, pelo Sympla – Zoom, com acessibilidade de libras e legendas. O monólogo estrelado por Alexandre Paz tem direção de Nina da Costa Reis, tem dramaturgia assinada pelo ator e diretora com Pedro Emanuel.

Se o cenário do espetáculo é o quarto do personagem, nas oito apresentações online, o quarto do ator recebe o cenário para compor o ambiente desse homem em busca do que é o falocentrismo e em que influi nos homens.  Esse homem que narra a trajetória de todo ser humano em busca dos entendimentos da vida e das relações parentais e afetivas. Com a dramaturgia construída a partir de histórias coletadas, autobiográficas e ficcionais, “Cavalos” encontra na performance de Alexandre Paz a jornada desse filho em busca deste pai, dentro dos estereótipos masculinos construídos pela nossa sociedade - com a música, o humor e a dor que cabem em todos nós.

"Fazer 'Cavalos' é mergulhar num poço profundo, para através do amor perdoar a própria masculinidade. A partir daí, redescobrir outras formas e fazer prevalecer o afeto, já que a vida é breve e não dura uma eternidade, como dizem por aí... eu, Alexandre, e meu pai, Francisco, só existimos uma única vez. A história é uma só. Qual é a nossa história? E se eu pudesse refazer tudo isso? E você, qual história é a sua?", sugere Alexandre Paz.

Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc apresentam o solo teatral que desvenda um homem que procura entender onde está o seu pai e quem é ele. Cavalos provoca o repensar do modelo masculino e as diferentes possibilidades de se reconstruir no mundo. “Refletimos sobre os caminhos que tomamos em sociedade, em como os padrões de masculinidade influem nas nossas vidas”, declara Nina da Costa Reis.

Com acessibilidade de libras e legendas, Cavalos conta também com apresentações dirigidas para coletivos e agentes culturais dos municípios de Nova Iguaçú, Niterói e Maricá. Bate-papo e troca de saberes que valorizam o intercâmbio cultural do estado Rio de Janeiro. “A busca pelo pai, levantando uma série de questões, sem uma necessária resposta e, acima de tudo, sem medo dos clichês, dão o tom de honestidade e humanidade, que, com devido peso e leveza, proporcionam, a cada um dos presentes, um profundo mergulho, individual, de modo que o espetáculo é, não só um solo na performance do ator, como também um solo na fluição de cada expectador, que têm, cada um, a possibilidade de uma inesperada imersão em sua própria  história”, reflete o ator e diretor Julio Adrião sobre Cavalos.

Sinopse de "Cavalos"
Um homem sozinho em seu quarto reflete sobre si mesmo e busca responder perguntas sobre a masculinidade, por meio da sua relação com seu pai. Temas como encontro, ausência, repressão e afeto surgem no universo criativo entre memórias autorais e ficcionais do ator. Narrativas curtas e músicas cantadas num videokê traçam com humor e dor a jornada de um filho que procura desvendar quem é seu pai dentro dos estereótipos masculinos construídos pela nossa sociedade.

Ficha técnica
Espetáculo:
"Cavalos".
Direção: Nina da Costa Reis.
Atuação: Alexandre Paz.
Dramaturgia: Alexandre Paz, Nina da Costa Reis e Pedro Emanuel.
Preparação corporal: Michele Cosendey.
Figurino e cenografia: Nina da Costa Reis.
Direção musical: João Mello.
Videomaker: Raphael Belarmino.
Projeto gráfico: Humberto Costa.
Assessoria de imprensa: Passarim Comunicação (Silvana Cardoso E. Santo).
Mídias digitais: Mario Camelo.
Gestão e prestação de contas: Martha Avelar.
Produção: Fernando Alax.
Idealização: Alexandre Paz e Nina da Costa Reis.
Realização: Girassol Produções Teatrais.

Serviço
Espetáculo: "Cavalos"
Apresentações:
sábados e domingos | acessibilidade de libras e legendas.
Datas: 6 e 7, 13 e 14, 20 e 21, 27 e 28 de março de 2021.
Horário: 20h.
Intérprete: Alexandre Paz.
Gênero: monólogo.
Local: Sympla/Zoom.
https://www.sympla.com.br/produtor/cavalos?tab=proximos-eventos
Classificação etária:
16 anos.
Capacidade: 300 participantes.
Duração do espetáculo: 60 minutos.
Online e gratuito.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.