domingo, 14 de fevereiro de 2021

.: Para que serve a História? Historiador e escritor responde


Por Ubiratan Moreno Soares, escritor e historiador.

Para que serve a História? Pergunta que já me fizeram várias vezes e todas essas vezes respondi: “não sei”. Antes de tudo, quero deixar claro que não é minha intenção responder, mas refletir sobre essa pergunta. 

Há algum tempo, uma matéria do Estadão trouxe de volta tal questão. Na seção “Educação”, chamou-me a atenção por si o título do quadro onde a matéria está inserida “Profissões do Futuro” e no caso, a “profissão do futuro” sugerida e tratada é “historiadores corporativos” em cache menor a título de introdução aparece “Eles investigam a história das empresas e fazem importantes diagnósticos culturais, sociais, políticos e econômicos de suas trajetórias”

Deixo aqui o link de acesso a matéria caso interesse a alguém: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,profissoesdofuturohistoriadorescorporativos,1730012.

Mas, como já disse, o que quero discutir é a formulação da pergunta. Explico, quando se formula a questão “pra que serve a história?” é preciso ter em mente o que afinal se está perguntando, pois “história” pode ser definida de forma bem simples como “o conjunto de eventos ocorridos no tempo passado”. Caso a pergunta seja reformulada nesses termos, “pra que serve o conjunto de eventos ocorridos no tempo passado?”, penso que as respostas possíveis são, “pra tudo” ou “pra nada” ou ainda “qualquer resposta entre 'tudo' e 'nada'”, ficamos assim, infinitas respostas.

Por outro lado, História pode também ser definida como “um conjunto de saberes” neste caso a pergunta pode ser reformulada nesses termos: “para que serve o conjunto de saberes do conjunto de eventos ocorridos no tempo passado?”. Para essa questão proponho, não a resposta, mas um exercício de solução empregado em algumas equações aritméticas, a solução é obtida usando o artificio de multiplicar o termo por -1(menos um), então sugiro utilizar esse mecanismo e responder “para o que não serve o conjunto de saberes do conjunto de eventos ocorridos no tempo passado?”, essa posso responder, “não serve para se estabelecer uma verdade absoluta com relação ao passado”, ou ainda, “não serve pra prever o futuro”.

Portanto, e voltando ao início, achei curioso a tal matéria “Profissão do futuro: historiadores corporativos”, até por que “futuro não existe” o que existe é a construção do presente e mais, no Brasil, hoje, não existe de forma regulamentada na forma da lei a profissão de Historiador, e pelo que vejo no presente nada indica que virá ser.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.