domingo, 28 de fevereiro de 2021

.: "Gótico Mexicano": versão feminista e sombria dos romances góticos


A Darkside Books lança o livro "Gótico Mexicano", de Silvia Moreno-Garcia. A história gira em torno de Noemí Taboada, uma jovem independente e chique que mora na fervilhante Cidade do México. Entre as manhãs de estudo na faculdade e as noites glamourosas de festas e bailes, ela gosta de passear em seu carro conversível, ouvir música e sonhar com um futuro onde as mulheres possam fazer suas próprias escolhas — e viver grandes aventuras.

Em "Gótico Mexicano", a rotina de Noemí muda drasticamente quando seu pai recebe uma carta da prima Catalina, recém-casada com um inglês. A carta é, na verdade, um pedido desesperado de socorro, pois Catalina acredita que corre perigo em High Place, a mansão isolada onde vive confinada com o marido e a família dele. Convocada a investigar o mistério na cidadezinha de El Triunfo, Noemí parte com seu batom vermelho, seus melhores looks e uma dose extra de coragem. Mas nem mesmo nossa intrépida heroína estava preparada para os horrores que a esperavam em uma mansão assombrada por um mal abominável.

Em "Gótico Mexicano", um dos lançamentos mais aguardados da marca DarkLove, a escritora Silvia Moreno-Garcia combina elementos reconhecíveis do legado gótico - a mansão imponente e assombrada, a paisagem envolta em uma densa neblina, o cemitério gélido e fantasmagórico - com o colorido vibrante de uma protagonista corajosa que desafia o estereótipo da mocinha frágil, à espera de um salvador que a resgate do perigo.

Embora a trama se passe na década de 1950, a escrita de Moreno-Garcia aborda e problematiza pautas contemporâneas, como o combate à influência nociva do patriarcado, discriminação racial, xenofobia e relacionamentos abusivos. Na trama de "Gótico Mexicano", também há espaço para a desconstrução da representação caricatural dos personagens latinos que, segundo a autora, “em geral são representados como imigrantes sofridos e incultos”.

"Gótico Mexicano" foi finalista do Bram Stoker Awards 2020, eleito o melhor livro de horror no Goodreads Choice Awards 2020, escolhido como um dos favoritos do ano de publicações como New Yorker, Washington Post, Book Riot, Library Journal, Electric Lit, Vanity Fair, Marie Claire, além de best-seller do New York Times, Gótico Mexicano vai virar série de TV pela Hulu, com produção executiva da própria autora. Você pode comprar o livro de Silvia Moreno-Garcia neste link.

Sobre a autora
Silvia Moreno-Garcia, que tem uma dissertação de mestrado sobre H.P. Lovecraft e já editou antologias inspiradas em sua obra, prova que um romance de horror adulto pode ser, ao mesmo tempo, fiel ao legado dos clássicos e original. Neste livro, ela presta homenagem a clássicos como "O Morro dos Ventos Uivantes", "Rebecca", "Jane Eyre" e a obra de "Lovecraft", e nos conduz por um universo soturno permeado por mistérios, pesadelos vívidos e ameaças monstruosas absolutamente originais. Uma leitura intensa e inesquecível.

Nascida no México e atualmente morando no Canadá, Silvia Moreno-Garcia tem mestrado em Ciência e Tecnologia pela Universidade da Colúmbia Britânica, compilou diversas antologias e é editora na Innsmouth Free Press. Ela também atua como colunista para o Washington Post e faz críticas literárias para a National Public Radio (npr). Além de "Gótico Mexicano", é autora de "Gods of Jade and Shadow", "Certain Dark Things", "Untamed Shore", "The Beautiful Ones", entre vários outros livros. 

O que disseram sobre o livro
"Uma versão feminista e irresistivelmente sombria dos romances góticos. [...] Uma história apavorante, que mescla cenas assustadoras do horror com elementos clássicos do gótico em uma trama sedutora e subversiva." - Vanity Fair

Ficha Técnica:
Título:
 "Gótico Mexicano"
Autor: Silvia Moreno-Garcia
Tradução: Marcia Heloisa e Nilsen Silva
Editora: Darkside Books
ISBN: 9786555980837
Pré-venda: este produto será lançado em 16 de março de 2021
Link na Amazon: https://amzn.to/3bNAOYj

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.