Por: Mary Ellen Farias dos Santos*
Os jabutis são animais extremamente dóceis, logo são tranquilos para conviver com crianças e outros bichinhos. Contudo, dicas de cuidados são essenciais para o trato correto deles. Antes de qualquer outra informação os jabutis são animais silvestres, portanto, para tê-los como animal de estimação é preciso de licença do Ibama. Assim, o correto é encomendar o seu numa reserva legalizada.
E como é o trato dos jabutis? Esse bichinho parecido com um dinossauro pode vir atraído pela voz do cuidador, mas a interação não vai passar muito disso. Ele gosta de ser acariciado na cabeça e casco, mas não deve passar de mão em mão, pois pode ficar nervoso. Portanto, não espere alguma festinha, como rabinho abanando quando chegar em casa ou se aproximar dele.
Aliás, a junção de jabutis e cachorros não é muito aconselhável. Uma mordida pode até ser fatal. Embora o jabuti pareça ser forte, por conta do casco, não é. E, não... o casco não é a casa dele igual nos desenhos animados, mas o corpinho que protege os órgãos internos -quando novinhos é molinho. A atitude de recolher os membros acontece quando o jabuti se sente ameaçado, então ele comprime todos os órgãos em busca de segurança.
Deixar jabutis grandes (com pelo menos 15 centímetros) no jardim também não é uma atitude adequada, principalmente se na residência ocorrem frequentes visitas de ratos. Há casos de animais que nasceram perfeitos, mas perderam as patas dianteiras após um roedor machucá-lo severamente. O bichinho usa as patas dianteiras para esconder e proteger a cabeça ou para escurecer o ambiente, para dormir.
Quando filhotinho, todo o trato deve ser feito dentro de casa, mas é muito importante que tome banho de sol diariamente por pelo menos 15 minutos e até tenha lâmpadas UVB direcionadas para o terrário do animalzinho. Ajuda no aquecimento dele, afinal ele é um réptil. A temperatura ambiente ideal para o jabuti é de 26º a 30ºC, portanto, no inverno, é recomendado colocar o animal, mesmo grande, para dentro de casa, num espaço de temperatura adequada.
Enquanto forem bebês e até um pouquinho maiores, um terrário é indicado, por ter uma área aberta e toca. Mesmo nele, o animalzinho deve tomar banho de sol. Contudo, a caixa precisa ter substrato próprio para jabutis, fibra de coco. Não coloque pedrinhas para decorar, pois os bichinhos podem se confundir e pensar que são alimentos. No terrário, além da fibra de coco, vão comedouro, bebedouro e toca.
Quando o recipiente de água para beber é espaçoso, o bichinho ficará dentro. Mas, o jabuti bebê precisa de banho? Assim como nós humanos, ele precisa de hidratação. No entanto, é preciso banhá-lo uma vez por semana e, caso esteja sujo, esfregá-lo. Uma escova de dentes velhinha e macia é o suficiente. Depois, seque-o numa toalhinha e separe para usar após o próximo banho.
O brilho do casco é somente da limpeza no banho com água e somente água. Não passe creme hidratante ou óleo. Por tanto, o filhotinho deverá ser colocado num recipiente com água rasa -altura que bata no queixo dele- por 20 minutos. Ali, ele se hidrata e evacua também. E como fazer em dias frios? Durante o inverno o banhinho também é bem-vindo, mas com água morna.
Nos dias frios os bichinhos ficam mais recolhidos e comem bem menos, mas após o banho de água morna eles ficam mais ativos e comem bem também. Caso a água esfrie, retire-os da hidratação. Onde é melhor de se fazer isso? No tanque, assim a água vai embora com toda a sujeira e germes.
A alimentação do jabuti deve ser balanceada, portanto priorize as verduras verde-escuras, ofereça junto frutas e legumes. No entanto, uma vez por semana, sirva carne moída misturada com suplemento de cálcio (farinha de cascas de ovos cozidos).
- abóbora cozida (sem sal);
- acerola;
- alface (não sirva diariamente, pois causa diarreia no animal);
- amora;
- banana;
- batata cozida (sem sal);
- carne moída crua, mas salpicada por cascas de ovos cozidos;
- cascas trituradas de ovos cozidos (semelhante a uma farinha, mas de cascas de ovos);
- couve manteiga;
- espinafre;
- maçã;
- melancia;
- melão;
- mamão (não sirva diariamente, pois causa diarreia no animal);
- ovo cozido;
- pepino;
- pera;
- pêssego;
- pitanga;
- ração própria para jabutis;
- tangerina;
Evite servir morangos e tomates, por conta da grande quantidade de agrotóxicos.
Afinal, qual a porção a ser servida aos cascudinhos? Uma boa medida é considerar o tamanho do casco deles. No caso da carne moída, uma bolinha do tamanho da cabeça é o suficiente e somente uma vez por semana, no máximo. Não se preocupe, pois os jabutis adoram passar por cima da comida e até deitar em cima. Às vezes, chegam a urinar e defecar próximo ou em cima. Não custa nada limpar o local ou recolher o alimento sujo. Fique de olho para logo tirar as fezes, ou o bichinho pode pensar que seja para comer também.
Ame e cuide muito bem do seu amiguinho cascudo, essa relação promete durar pelo menos 80 anos, ou seja, um jabuti pode ser uma herança de família.
*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura, licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos e formada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Twitter: @maryellenfsm
Adorei o texto! Tenho uma cascudinho de 4 anos em casa. Chama Cecília e é nossa bebê. As dicas foram valiosas.
ResponderExcluirParabéns pelo texto, tenho uma bb chamada Jurema
ExcluirAmei suas explicações! Tenho uma jabutizinha de um ano e meio… ela chama Samba! Linda demais! Adora banana, escarola e ora pro nóbis. Também ama folha da amoreira e amoras! Abóbora, cenoura, carne moída… e dou ração própria tb. Ela toma banho na agua morninha todos os dias! Adora!!
ResponderExcluir