sábado, 6 de fevereiro de 2021

.: "Big Brother Brasil": como destruir sua imagem em três cenas?


Mais uma edição do "Big Brother Brasil" está no ar e a "casa mais vigiada do país" trouxe para a berlinda a cultura do cancelamento e o quanto a imagem pode ser destruída rapidamente conforme as atitudes dos participantes do programa. A rapper Karol Conká perdeu mais de 300 mil seguidores no Instagram desde o início do programa devido às posturas que está tendo dentro da casa, tratando outros participantes com arrogância,  falta de educação e respeito. 

Além dos telespectadores que estão incomodados com a participação da artista no BBB alguns músicos como Emicida e outros influenciadores se posicionam publicamente contra as atitudes de Karol Conká, mostrando desilusão. E para agravar a questão da imagem da rapper sua ex-empresária tornou pública a história sobre o tratamento que recebia da cantora e o quanto isso abalou a carreira e a saúde da empresária. A cantora Anitta foi uma das pessoas que deixou de seguir Karol Conká no Instagram.  

A jornalista especializada em mídias sociais Patrícia Andrade Ladeira analisa a atual cultura de cancelamento de pessoas nas mídias sociais e o case de Karol Conká.  Patrícia Andrade Ladeira é fã do BBB e faz questão de acompanhar as edições do programa,  sempre com um olhar crítico de quem trabalha com a imagem de pessoas públicas e marcas. Patrícia Andrade Ladeira declara: "Karol Conká está ensinando como destruir sua imagem em três cenas. E provavelmente está achando que está lacrando aqui fora. O programa atinge um público enorme e heterogêneo,  com muitas pessoas que não conheciam ainda a rapper e sua história,  e que começaram a seguir por causa da participação no programa e após os episódios protagonizados por Karol na casa estão deixando de seguir"

A profissional conclui que "ela também perde seguidores que já acompanhavam sua carreira e que estão chocados com a forma como ela tem se mostrado no BBB". Além do caso de Karol Conká tem também a questão da imagem de Lucas Penteado,  abalada pela confusão no programa e o rompimento do contrato da assessoria de imprensa que estava trabalhando para o ator, alegando que as atitudes dele não estão de acordo com o posicionamento da agência. "Vivemos em uma sociedade que valoriza demais a imagem que transmitimos via mídias sociais como se fôssemos apenas aquilo que postamos e quando as imagens que compartilhamos não correspondem aquilo que nossos seguidores acreditam ser o correto é inevitável o cancelamento e a perda de seguidores", analisa Patrícia Andrade Ladeira.  

A sabedoria popular diz que a primeira impressão é a que fica e no caso de participantes de reality shows como o "Big Brother Brasil" a exposição da imagem vai sendo construída dia após dia através dos comportamentos e atitudes apresentados ao longo do programa,  mas a primeira impressão fica marcada e quando é negativa o trabalho para reverter a situação é missão quase impossível e necessita de consultoria especializada. Além do cancelamento popular e os danos em relação a imagem Karol Conká já perdeu trabalhos e dinheiro com seu posicionamento dentro da casa e se continuar com a mesma postura provavelmente perderá outros negócios.  

Sobre Patrícia Andrade Ladeira
CEO da agência Contenuto Digital Estratégia e Resultado, palestrante, professora. Possui mais de 15 anos na área de marketing digital e já atendeu clientes como AC Milan (Milan Futebol Clube), Vivara,  Ana Furtado, Kumon, entre outros. Membro do Facebook Education, Certificada Google e do Programa de Certificação Google Innovator.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.