Texto de Oswaldo Mendes com direção de Carlos Palma debruça sobre as questões do feminino na ciência, dando foco para quatro mulheres que se tornaram importantes cientistas que revivem em cena suas difíceis entradas e convivências no ambiente predominantemente masculino. Foto: Zuza Blanc
Espetáculo que fez temporada em 2015 com grande acolhida do público estreou de forma online por conta da pandemia. Serão 6 transmissões no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e, logo na sequência, mais 6 apresentações no Teatro Cacilda Becker. O elenco é composto por Adriana Dham, Leticia Olivares, Monika Plöger, Selma Luchesi, Vera Kowalska e Rogério Romera. O texto é de Oswaldo Mendes e a direção de Carlos Palma.
Na encenação - gravada presencialmente com inserções das atrizes neste momento de isolamento - os dramáticos momentos vividos por Marie Curie (dois prêmios Nobel), que apesar da mais alta premiação passou fome na França; os conflitos de Hipácia com o governador e o bispo de Alexandria sendo morta a pedradas; Bertha Lutz, que, superando dificuldades fez de sua vida uma luta incansável pelos direitos da mulher e Rosalind Franklin, com decisiva pesquisa do DNA, ludibriada pelos laureados Crick e Watson, encerra com a pergunta sempre difícil de responder: afinal o que é a vida?
A produção também homenageia neste trabalho - contemplado pela 10ª Edição do Prêmio Zé Renato para a Cidade de São Paulo - com breve biografia gravada e animada com ilustrações, das mulheres artistas que emprestam seus nomes aos teatros públicos municipais, local de onde serão feitas as transmissões (Canal do Youtube do NucleoACP e Facebook do CCJuventude e Teatro Cacilda Becker).
Sinopse
Uma misteriosa voz masculina insistentemente provoca Marie Curie, Bertha Lutz, Rosalind Franklin e Hipácia de Alexandria a falarem de suas vidas. Numa delicada e instigante instalação de cordas, pedras e luzes, o desnudamento de extremados conflitos vividos por elas vem à tona, num suspense somente rompido pela insubordinação e pela desobediência.
Ficha técnica
Autor: Oswaldo Mendes
Direção e cenografia: Carlos Palma
Assistente de direção: André Falcão
Designer de luz: Rubens Velloso
Trilha sonora: Carlos Palma e Attilio Mastrogiovanni
Figurino: Carolina Semiatzh e Beatriz Rivato
Preparação corporal: Inês Aranha
Elenco: Adriana Dham, Leticia Olivares, Monika Plöger, Selma Luchesi, Vera Kowalska e Rogério Romera
Produção: Núcleo Arte Ciência no Palco Da Cooperativa Paulista de Teatro
Programação visual: Adriana Carui
Edição do vídeo: Cênica Filmes – Zeca Rodrigues
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
Streaming: Danilo Bittencourt
Crédito fotográfico: Zuza Blanc
Serviço
Transmissões no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Terça-feira, dia 19. às 19h
Transmissões no Teatro Cacilda Becker
Sexta-feira, dia 22 janeiro, às 21h
Sábado, dia 23 janeiro, às 21h
Domingo, dia 24 janeiro, às 19h
Sexta-feira, dia 29 janeiro, às 21h
Sábado, dia 30 janeiro, às 21h
Domingo, dia 31 janeiro, às 19h
Grátis
60 minutos
Após a sessão haverá um debate com os interessados sobre o espetáculo.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.