segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

.: Resenha do livro episódico "Bateia", de Rômulo P. Alvim

Por: Mary Ellen Farias dos Santos*


"Tudo começou com uma pequena dor de barriga e pouco apetite. Melhorou, quase sarou, com alguns chás e remédio pra verme. Piorou de novo: e a dor aumentava. Perdeu muito peso. Certa manhã, viu sangue nas fezes. Depois amarelou o olho. Foi quando deixou de ir trabalhar pela primeira vez em toda a sua vida. Pra ir procurar o médico novo que havia chegado à cidade. E os caminhos da vida se encontraram. E a história começa."

No romance episódico "Bateia", assinado pelo médico e escritor Rômulo P. Alvim, o doutor Emílio Trappo Cascali, descobre as anotações do paciente Vaninho da Banda. É diante das palavras de um homem simples, já morto, que o profissional da medicina promove uma reflexão profunda de autoconhecimento, gerando um encontro com o essencial.

Assim, lições de vida são dadas de um homem comum a um doutor, o único médico do pequeno hospital da pequena cidade. É o garimpeiro das palavras que ensina a importância de viver tudo a seu tempo, ou seja, um dia de cada vez e o valor dos percursos das realizações da vida.

Publicado pela Saíra Editorial, a primeira obra de literatura intimista de 72 páginas traz ilustrações de Mariana Waechter. O livro que agrada a todo leitor, tem como público-alvo os jovens a partir de 16 anos. Você pode comprar o livro "Bateia", de Rômulo P. Alvim, neste link: amzn.to/38IUg7n

Frases retiradas do livro:

"Uma árvore não era uma ponte de tempo entre uma semente e outra?"

"A beleza da flor e a doçura do fruto não começam na raiz fincada no escuro do barro?"

"A lentidão das nuvens era fruto da ausência de rumo, aí sua beleza."

"Compreender a si mesmo pra sentir que a felicidade não nasce das virtudes. É a virtude."

"Se um deserto se cobrisse de flores, não seria mais um deserto."

"Prefiro pelo resto da vida topeçar em estrelas, não nas pedras do caminho. E - quem sabe? - aprender a tropeçar em si mesmo."

Autor: Rômulo P. Alvim nasceu em 1950, na pequena e antiga Rio Preto, cidadezinha mineira, que faz divisa com o estado do Rio de Janeiro, onde ainda reside. É o mais velho de nove irmãos, pai de quatro filhos e avô de nove netos. Formado médico em Juiz de Fora, em 1973, ainda exerce a profissão de clínico-pediatra.


*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura, licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos e formada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Twitter: @maryellenfsm

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.