Por Helder Moraes Miranda, editor do Resenhando.
Não há nada mais oportuno no final do ano do que ler um livro que aponta para o que vem por aí. Lançado pela Intrínseca em dezembro "Vamos Sonhar Juntos - O Caminho para Um Futuro Melhor", do Papa Francisco é um livro necessário para um mundo devastado pelo Covid-19. O Resenhando listou dez motivos para ler esse livro e provar o porquê é uma obra necessária até para o mundo pós-pandemia.
1. Livro inspira as pessoas a melhorarem com pequenas atitudes. Muito se pergunta a respeito do mundo depois da pandemia. As pessoas realmente irão melhorar ou o mundo continuará absolutamente igual ao que era antes do Covid-19 se espalhar pelo globo terrestre? Em "Vamos Sonhar Juntos", Papa Francisco explica por que precisamos e como podemos transformar o mundo em um mundo mais justo, seguro e saudável para todos.
2. Obra dá exemplos de superação vividas pelo próprio Papa. Com muita sinceridade, Papa Francisco relata três crises pessoais pelas quais passou e que o transformaram profundamente. Além de conhecer um pouco mais as experiências pessoais do Papa, "Vamos Sonhar Juntos" ensina a lidar com as turbulências de qualquer natureza - e, de quebra, matar um pouco a curiosidade sobre a vida pessoal deste líder religioso.
3. Coragem para mudar. Papa Francisco considera um erro as pessoas tentarem voltar a um estado anterior à pandemia. "Vamos Sonhar Juntos" incentiva a coragem de mudar, pelo próprio bem das pessoas e, consequentemente, da humanidade. Papa Francisco considera essa a oportunidade que faltava para mudarmos - basta ter coragem.
4. Críticas à obsessão pelo lucro e políticos desumanos. Em "Vamos Sonhar Juntos", Papa Francisco tece críticas à economia global que tem obsessão pelo lucro e que, consequentemente, prejudica as pessoas e o meio ambiente. Também critica políticos que utilizam o medo para se fortalecerem em momentos de crise, sem servir aos outros, muito menos as comunidades mais pobres e marginalizadas.
5. Olhar com sensatez e sem o filtro das paixões. Em momentos de crise, o primeiro impulso da maioria das pessoas é recuar. "Vamos Sonhar Juntos", do Papa Francisco, ensina as pessoas a enxergarem com o olhar de sensatez e até com uma visão crítica, desvinculada de paixões. De acordo com ele, usar, exagerar, ou distorcer uma desgraça para se posicionar política e socialmenter é também uma forma grave de abuso que menospreza a dor das vítimas. Todos devem ter muito cuidado com isso.
6. Respeitar a história para não repetir os erros do passado. Papa Francisco, no livro "Vamos Sonhar Juntos", fala a respeito dos protestos que derrubaram estátuas de personagens históricas no início de 2020. Para ele, um povo livre deve ter memória para que sejam reconhecidos os caminhos percorridos, ainda que vergonhosos. Negar essas histórias não apaga o passado, mas simplesmente impede que possamos tirar delas os mesmos ensinamentos... e não cometer os mesmos erros.
7. A importância do silêncio e de evitar "consolos baratos". Quando se passa por uma situação ruim, é comum surgirem pessoas para dizer "vai ficar tudo bem" da boca para fora. Em "Vamos Sonhar Juntos", o Papa Francisco afirma que as palavras podem ser ditas até com boa intenção, mas que podem soar estúpidas, vazias e que, na prática, não ajudam em nada. Há um ditado indiano que diz: "Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio". O silêncio, muitas vezes, pode contribuir para que as pessoas repensem os seus caminhos.
8. Escolher caminhos que levem a bons lugares. No livro "Vamos Sonhar Juntos", Papa Francisco fala sobre a importância de discernir e escolher. Agir concretamente, segundo ele, é essencial para curar e fazer reparos, que, por sua vez, está diretamente ligado a discernir e escolher caminhos que conduzem ao futuro em detrimentos de outros que não levam a nada e só fazem retroceder.
9. O livro ensina a olhar o outro com mais profundidade. Pode parecer até redundante, mas "Vamos Sonhar Juntos", do Papa Francisco, é um livro sobre o individual para o coletivo. A respeito de como as minhas, as suas, as nossas ações interferem diretamente na vida do outro até chegar no todo. Em tempos de crise e tribulação, livrar-se de antigos hábitos, aqueles que fazem mal e só prejudicam, é preciso relembrar que fazemos parte de um coletivo e reavaliarmos as prioridades, o que queremos, o que buscamos e o que somos. Esses atos, diretamente vindo de mudanças, podem fazer com que transformemos realidade em sonhos.
10. Os três Covids do Papa Francisco. Em "Vamos Sonhar Juntos", o Papa faz três revelações. De acordo com o religioso, ele sobreviveu a três Covids ao longo de sua vida: a doença, a Alemanha e Córdoba. Mais detalhes sobre essas histórias, você conhecerá a fundo quando ler o livro. Mas há um spoiller: em todos esses Covids metafórios que passou, ele sobreviveu e saiu fortalecido. Hoje está firme, forte e, o que todos já sabem, é o líder religioso mais importante da religião católica.
Você pode comprar "Vamos Sonhar Juntos - O Caminho para Um Futuro Melhor", do Papa Francisco, neste link.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.