sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

.: John Fogerty grava clássicos do Creedence e de outros artistas


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.

Durante um período forçado de isolamento por conta da pandemia do Covid-19. John Fogerty, fundador do Creedence Clearwater Revival, decidiu colocar em prática uma ideia que tinha há alguns anos: regravar algumas canções clássicas de seu repertório com seus três filhos: Shane (um membro regular de sua banda de turnê), Tyler e Kelsy. E a coisa deu tão certo que acabaram lançando o disco Fogerty´s Factory, título inspirado em um álbum clássico da sua antiga banda lançado em 1970.

Até a foto da capa eles acaram recriando de uma forma bem humorada, mostrando bem o nível de espontaneidade e leveza do projeto, que teve início durante a primavera, quando o quarteto começou uma série semanal de vídeos no YouTube com canções do Creedence e da carreira solo de Fogerty, incluindo uma versão de "Centerfield" gravada no 75º aniversário do veterano músico no campo do Dodger Stadium em Los Angeles.

Depois de gravar um especial em uma estação de rádio dos Estados Unidos, a lista do "Fogerty's Factory" ficou definida com 12 canções. E embora esse seja um projeto pandêmico como muitos de seus colegas músicos, John Fogerty disse estar feliz e surpreso por ter um álbum para mostrar. "Nunca previ que isso aconteceria, especialmente, digamos, de uma forma profissional", comentou durante uma entrevista recente concedida no exterior.

A lista inclui canções quase obrigatórias em seus shows, como "Have You Ever Seen The Rain", "Proud Mary" e "Bad Moon Rising". Mas há surpresas muito agradáveis, como a releitura de "Lean On Me" (do cantor Bill Whiters), que ficou ótima na voz de John Fogerty. Além de outros resgates interessantes como a canção folk rock "Blueboy".

"Fogerty´s Factory" comprova que as canções de John Fogerty resistiram ao teste do tempo. E mais do que isso, prova que ele ainda pode produzir coisas novas ou até mesmo interpretar canções feitas por outros com as quais ele se identifique musicalmente. Mas a verdade é que depois de ouvir esse disco você vai acabar ficando com vontade de cantar aquele famoso refrão: "Rollin', rollin', rollin' on the river".

"Lean On Me"

 "Proud Mary"

"Blueboy"


Um comentário:

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.