terça-feira, 29 de dezembro de 2020

.: "Contra Mim" é o livro mais pessoal de Valter Hugo Mãe

"Contra Mim" tem capa com arte de Adriana Varejão e prefácio de Nélida Piñon. "Observava os meus tios inventando orações que os curassem da possível maldade. Para que nunca fossem aqueles homens normais de quem se dizia baterem nas mulheres."

A Biblioteca Azul lança "Contra Mim", o livro mais pessoal do autor português Valter Hugo Mãe. Nesta obra, Valter recupera a infância e parte da adolescência e torna suas memórias os temas de sua literatura. Com a linguagem da crônica e o estilo que seus leitores bem conhecem, elementos autobiográficos se apresentam em sequenciamento, veiculados por linguagem de períodos curtos e compostos de capítulos também curtos, mas ricos em profundidade de reflexão e sinceridade com a própria história. A materialidade da palavra é a protagonista, e a grande lente pela qual seu autor aprende a ler o mundo.

A infância retratada pelo escritor passeia por Portugal e sua história recente. Os marcos históricos são o fim do Império Colonial na África e a Revolução dos Cravos e seus desdobramentos. Estes fatos são pano de fundo e moldura para o retrato de um menino e sua mitologia particular. Também estão registradas em "Contra Mim" as descobertas, o contato com o corpo, a relação com o irmão morto e a influência da cultura brasileira em Portugal. 

Está, sobretudo, o cotidiano, que traz os seus antídotos para as adversidades. Aqui, mais que a infância de um escritor, está uma formação de alguém que se arrisca a ver o mundo sob outra ótica. Você pode comprar "Contra Mim", de Valter Hugo Mãe, neste link

Sobre o autor
Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da atualidade. Sua obra está traduzida em muitas línguas, tendo um prestigiado acolhimento em países como Alemanha, Espanha, França e Croácia. Pela Biblioteca Azul, publicou os romances "O Remorso de Baltazar Serapião" (Prêmio Literário José Saramago), "O Apocalipse dos Trabalhadores", "A Máquina de Fazer Espanhóis" (Grande Prêmio Portugal Telecom de Melhor Livro do Ano e Prêmio Portugal Telecom de Melhor Romance do Ano), "O Filho de Mil Homens", "A Desumanização" e "Homens Imprudentemente Poéticos". Escreveu livros para todas as idades, entre os quais "As Mais Belas Coisas do Mundo""O Paraíso São os Outros" e "Contos de Cães e Maus Lobos". Sua poesia foi reunida no volume "Publicação da Mortalidade".

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.