Ana Paula Padrão apresenta documentário inédito sobre a vida e obra de Assis Chateaubriand na próxima terça-feira, dia 29 de dezembro. Programa mostra as aventuras, inovações e criações do paraibano que revolucionou a comunicação no Brasil. Ana Paula Padrão mostra acervo de Assis Chateaubriand
Em comemoração aos 70 anos da televisão brasileira, a Band leva ao ar na madrugada de terça para quarta-feira, à 1h30, o documentário inédito "A Figura de Chatô", sobre a vida e obra de Assis Chateaubriand. Apresentado por Ana Paula Padrão, o programa mostra as aventuras, inovações e criações de Chateaubriand, o responsável pela inauguração da TV Tupi, Canal 3 de São Paulo, em 1950. O público vai conhecer a fundo a trajetória do paraibano que revolucionou a comunicação e construiu o maior conglomerado de mídia na América Latina no século XX, os Diários Associados.
Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello – ou, simplesmente, Chatô – era um homem cheio de paixões, que inspirou a biografia "Chatô - O Rei do Brasil", escrita por Fermando Morais. Foi jornalista, advogado, senador, diplomata e até imortal da Academia Brasileira de Letras. Atuou também como um empresário audacioso e visionário, que reuniu um dos acervos de arte mais relevantes da América Latina – percebendo uma janela de oportunidade logo após a Segunda Guerra Mundial – com obras-primas de artistas europeus oferecidas a preços razoáveis.
Com esses quadros e esculturas, ele criou junto com Pietro Maria Bardi, o Museu de Arte de São Paulo, o MASP, que tem, ainda hoje, suas obras disputadas para empréstimo pelas principais instituições culturais do mundo. "A Figura de Chatô" vai ao ar na terça-feira, à 1h30, logo após o "Jornal da Noite".
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.