Ação faz parte de movimento mundial em defesa do setor, um dos mais vulneráveis na pandemia, para incentivar leitores a visitar livrarias físicas
Após meses de portas fechadas, as livrarias retomam aos poucos suas atividades - ainda sem a presença massiva de seus frequentadores habituais. Por conta desse cenário, a Livraria da Vila e livreiros de mais de 120 pontos de venda no país lançam a campanha "Tudo Começa na Livraria". Inspirada no movimento internacional para atrair visitantes às livrarias e espaços culturais, a ação tem como objetivo, reforçar a centralidade das livrarias na relação entre autores, editores, distribuidores e leitores.
A Livraria da Vila, assim como os demais players do setor, sentiu os efeitos da pandemia, e buscou se reinventar, investindo no desenvolvimento de seu e-commerce e em ampla programação nas redes sociais. Com a reabertura das lojas físicas, a Vila acredita que a campanha seja uma forma positiva de incentivar o público a reocupar com tranquilidade e segurança esses espaços, tendo a oportunidade de desbravar as estantes, descobrir títulos, gêneros, novidades e autores.
"Acreditamos que a relação com o cliente vai muito além do auxílio para encontrar títulos - engloba entender e amar o universo dos livros. Em nossas lojas o atendimento segue a cartilha antiga, em que o livreiro tem as respostas na cabeça sem depender de um sistema. Isso acontece justamente porque ele ama o que faz, e isso é transmitido ao cliente, que acaba se tornando amigo da Vila e segue conosco por gerações", afirma Samuel Seibel, Presidente da Vila.
Dados da 5ª edição da pesquisa ‘Retratos da Leitura’, realizada em setembro de 2020, revelam que para 41% dos entrevistados, aproximadamente 3.300 pessoas, a livraria física continua sendo a principal forma de acesso aos livros no Brasil. Com apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da Associação Nacional de Livrarias (ANL), do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), e logomarca criada pela Livraria da Vila, a campanha #tudocomeçanalivraria reforça que a experiência de adquirir presencialmente um livro é inigualável.
Ao longo da campanha, que não tem data para acabar e começa com um convite para que as pessoas postem suas experiências nas livrarias com a hashtag #tudocomeçanalivraria em suas redes sociais, serão divulgadas iniciativas para fomentar hábitos como visitar livrarias e presentear com livros.
Protocolos Sanitários: A Livraria da Vila preparou um plano de ação elaborado para receber seus clientes de forma segura, seguindo à risca o protocolo sanitário da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em todas as lojas há proteção de acrílico nos caixas; dispenser com álcool gel espalhados em diversos pontos; marcação no chão indicando distanciamento social seguro na fila do caixa e limitação de público que pode entrar ao mesmo tempo.
Mas as ações não param por aí. A Livraria da Vila foi além e testou todos os colaboradores das lojas que retomaram suas atividades para o novo covid-19. Além disso, foram desenvolvidos guias com orientações e treinamentos virtuais para os funcionários sobre as recomendações de higiene indicadas pela OMS, as novas regras de atendimento, e o protocolo de higienização contínua dos equipamentos de trabalho. O uso de máscaras é obrigatório para todos, e os colaboradores farão trocas ao longo do expediente. A equipe de escritório continuará a trabalhar em sistema de home office.
Sobre a Livraria da Vila: A Livraria da Vila completa este ano 35 anos de mercado, com nove lojas na Grande São Paulo e mais três unidades no Paraná. Consolidada como referência no cenário editorial, busca cada vez mais apresentar-se como um local acolhedor, receptivo e democrático, tornando-se ponto de encontro dos amantes dos livros, da literatura, da música e das artes. Muito mais do que um lugar que reúne grandes obras da literatura - são mais de 200 mil títulos em seu acervo, continuamente atualizado -, a Livraria da Vila se preocupa em participar ativamente das comunidades que cercam suas unidades. Todos os dias, os mais variados eventos são oferecidos gratuitamente ao público: palestras, rodas de conversa, pocket shows, clubes de leitura e atividades infantis diversas compõem uma programação para lá de especial.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.