Nova série é derivada das lives gravadas durante a pandemia e tem curadoria de Leandro Karnal; programa vai ao ar pela TV Cultura, às 19h
Foto: Reprodução Youtube/Instituto CPFL
Neste domingo, dia de novembro, o Café Filosófico CPFL, programa produzido pelo Instituto CPFL, estreia um módulo inédito sob a curadoria de Leandro Karnal: “A Consciência Mascarada: larvatus prodeo”. A nova série reúne lives gravadas durante a pandemia, com convidados transmitindo diretamente de suas casas. “Encontramos uma maneira de nos conectar com o nosso público e conversar com novas pessoas durante esse período de isolamento”, explica o diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.
As edições #ficaemcasa contam com produção totalmente online - por conta da pandemia e a consequente suspensão das gravações em estúdio. As equipes de produção, direção, edição, comunicação e transmissão trabalharam de suas casas, resguardando a saúde e segurança de todos.
Na estreia, a filósofa Djamila Ribeiro discute sobre “Amor e Ódio” fazendo um paralelo entre as grandes dualidades evidenciadas pela pandemia: a do “amor aos entes queridos” e do “ódio ao outro”, seja este um outro alguém, o vírus ou um grupo social. Qual amor e qual ódio estão presentes no imaginário e nas práticas sociais de reivindicação e de exclusão? E como se constrói o amor para combater o ódio?
Alguns pensadores colocam o ódio como um afeto da constituição do sujeito, como uma grande defesa original. Um afeto que retorna constantemente durante a vida, na forma de intolerância, raiva e agressividade. O ódio tem como seu oposto: o amor. Em um país que construiu a ideia “romantizada” de que aqui não haveria racismo, quais as consequências quando se cria um mito pra tentar encobrir as tensões nas relações raciais?
O novo módulo do Café Filosófico CPFL estreia neste domingo e vai ao ar pela TV Cultura, às 19 horas, com classificação de 14 anos.
Serviço
Café Filosófico CPFL na TV com Djamila Ribeiro - “Amor e Ódio”
Dia 08/11 - domingo, às 19h
Classificação: 14 anos
Informações: institutocpfl.org.br
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.