Projeto contemplou escritoras pretas e LGBTQIA+ residentes em São Paulo, com destaque de colocação para Ingrid Martins (1º lugar), Nayla Aauri (2º lugar) e Aiê Antonio (3º lugar)
No próximo dia 25, será lançado o livro “Narrativas Pretas”, que é o resultado do concurso literário realizado pelo Sarau das Pretas. A escolha da data faz alusão ao Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha e ocorrerá de forma online, no Facebook do coletivo. A live terá ainda participação das artistas Bia Ferreira e Doralyce.
A publicação reúne 30 mulheres, sendo 20 autoras contempladas no concurso, escritoras homenageadas, as avaliadoras da obra e as integrantes do sarau. A obra traz textos inéditos de quem participou e venceu o concurso lançado em novembro do último ano. A proposta é destacar novas narrativas a partir da escrita de mulheres pretas das comunidades de São Paulo. Entre as selecionadas, vale destacar Ingrid Martins (1º lugar), Nayla Aauri (2º lugar) e Aiê Antonio (3º lugar).
A antologia teve organização das escritoras e integrantes do Sarau das Pretas, Débora Garcia e Elizandra Souza, projeto gráfico de Thiago Lima, ilustração de capa de Linoca Souza, fotografia de Larissa Rocha e revisão de Dayse Oliveira.
Os textos da obra são todos inéditos e de mulheres que se autodeclaram negras e/ou LGBTQIA+. “Queremos promover a imagem e os trabalhos destas mulheres, que não tiveram ainda a chance de mostrar seus trabalhos. O concurso é uma das ações assertivas do Sarau das Pretas, que leva por onde passa diversas narrativas neste contexto. Pautando o protagonismo da mulher negra como um ato cultural e político”, disseram as organizadoras, que são as integrantes do Sarau das Pretas.
O concurso é também uma tentativa de abrir as portas para que outras mulheres negras possam expressar suas vivências e trajetórias por meio da poesia de tema livre, tal qual ocorre no Sarau das Pretas, que foi criado em março de 2016 e tem como integrantes Débora Garcia, Elizandra Souza, Jô Freitas, Taissol Ziggy e Thata Alves, com apresentações e atividades que reúnem um grande público disposto a vivenciar e compartilhar reflexões que as mulheres expressam por meio da arte.
Nesta primeira edição literária, o Coletivo homenageia as autoras Miriam Alves e Luz Ribeiro, ícones de suas gerações cuja produção literária e atuação social trazem grande contribuição às pautas negras e de gênero. Vale lembrar que o concurso é um projeto que foi contemplado pelo VAI - Programa de Valorização de Iniciativas Culturais da Secretaria de Cultura Municipal de São Paulo.
Serviço
Lançamento do livro “Narrativas Pretas”
Dia 25 de julho , das 18h às 20h, no Facebook Sarau das Pretas. Outras informações: www.saraudaspretas.com/narrativaspretas.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.