Por Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.
No momento em que este álbum foi gravado, ele havia, em pouco mais de dois anos, feito quatro álbuns com o Roxy Music e lançado dois álbuns solo com boa aceitação do público. O plano de Ferry de fazer sua estreia solo no Royal Albert Hall, em janeiro de 1974, foi adiado por uma proibição temporária de atos de rock e pop no local. Uma turnê solo de três datas foi agendada para novembro, quase imediatamente após a turnê de dois meses do Roxy Music no Reino Unido.
Ele montou um conjunto completo para os shows solo: uma banda com os guitarristas Phil Manzanera e John Porter, o baterista Paul Thompson, o baixista John Wetton e Eddie Jobson no violino e piano. Esse grupo era complementado por uma orquestra de 18 peças, dois tecladistas, um percussionista, três cantoras e uma seção de trompa.
No repertório Ferry incluiu cançoes que marcaram sua formação musical, como "Don´t Worry Baby" (Beach Boys), "The Track Of My Tears" (Smokey Robinson), "Smoke Gets In Your Eyes" (do grupo vocal The Platters) e "You Won´t See Me" (Beatles), além das inesperadas versões de "Baby I Don´t Care" (hit rockabilly de Elvis Presley) e "Simpathy For The Devil" (dos Rolling Stones).
Ao cantar covers no palco, Ferry deixou fluir de forma integral o seu lado crooner, que já era evidenciado no Roxy Music. Na turnê, ele se apresentou em Newcastle, Birmingham e Londres, tocando finalmente no Royal Albert Hall em 19 de novembro de 1974.
O álbum ao vivo gravado nessa noite, lançado agora, 45 anos depois, não é um relato completo do show. O setlist original incluia três músicas do álbum "Another Time, Another Place" (covers de "You Are My Sunshine", "Funny How Time Slips Away" de Willie Nelson e "Help Me Make It Through The Night" de Kris Kristofferson). Mas ainda assim, vale a pena ser conferido, pois Ferry estava no auge de sua forma artística e as versões feitas dos clássicos são todas convincentes. E destaco ainda o fato dele dar a sua visão pessoal e, principalmente, emocional das canções apresentadas.
"Smoke Gets In Your Eyes"
"Simpathy For The Devil"
"The Track Of My Tears"
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.