quarta-feira, 4 de março de 2020

.: Inezita Barroso faria 95 anos e recebe homemagem

 Exposição exclusiva de cartuns sobre a cantora irá ao ar no portal Festanejo


No mês do Dia Internacional da Mulher, o portal de notícias sertanejas, Festanejo, irá homenagear um dos nomes mais importantes para a cena musical feminina: Inezita Barroso. Para honrar a brilhante carreira da cantora, será lançada a exposição “Inezita Minha Viola”, que reúne cerca de 50 cartuns, feitos por caricaturistas do Brasil, Colômbia, Macedônia e Portugal, selecionados pelo presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e organizador do projeto, JAL Lovetro.

Para quem acessar o portal www.festanejo.com.br amanhã terá também as entrevistas com Bruna Viola, apadrinhada de Inezita, Marta Barroso, sua filha e o de seu biógrafo e amigo Valdemar Jorge, autor do livro “Inezita Barrosos com a espada e a viola na mão”.

A mostra também poderá ser conferida, pessoalmente, no Memorial da América Latina, com inauguração partir das 17h30 do dia 11 de março próximo, no Espaço Gabo e ficará até 30 de março no local. Também no dia 11, acontecerá o projeto “Choro, Chorinho e Chorões”. O projeto reunirá diversas cantoras brasileiras e irá prestar um tributo a nomes como Chiquinha Gonzaga e Inezita Barroso.

Com uma carreira consagrada, Inezita foi uma das primeiras mulheres a fazer história no cenário da música caipira. Quando pequena, se encantou pelo universo e cultura rural, e começou a cantar e tocar viola. Em 1951, a artista assinou com a gravadora Sínter e chegou a lançar cerca de 100 discos. A trajetória de Inezita também foi marcada por sua passagem pela televisão, onde ficou à frente de programas na TV Record, TV Tupi, até chegar à TV Cultura, onde apresentou o clássico “Viola, Minha Viola”. Inezita faleceu aos 90 anos, no dia 8 de março de 2015.




“Inezita Barroso...mulher visionária que com sua voz e paixão pela música, colaborou brilhantemente de forma ativa com a cultura e com a música caipira do nosso Brasil."
Camila Castro (cantora da nova geração sertaneja)

 
“Eu tenho uma admiração imensa pela Inezita Barroso porque ela, mais do que tudo, é alguém que entrou no mundo da cultura popular brasileira, da música do sertão, mas ela tinha uma formação de ensino superior numa área decisiva. Ela cursou biblioteconomia na USP portanto era uma pessoa que tinha também um preparo para fazer esse inventário que ela acabou fazendo em relação à música. Por isso eu acho especial”.
Márcio Cortella (no programa Altas Horas de 29.02.20)

 
“A Elis Regina falava uma coisa fantástica - Não é a voz que canta. E isso se vê muito na Inezita. Ela tinha uma voz que soava. Ela tem uma coisa maior do que ela fez pela carreira das pessoas, pela minha carreira e pela carreira de outros autores. Ela é uma mulher que desenhou, que enxergou uma coisa da cultura musical brasileira que vem lá do povo. Aquele aroma musical que vem da população. Sabe aquilo tem que ter muita delicadeza para mexer”.
Renato Teixeira (acervo Itaú Cultural) 

 

Show

O evento Choro, chorinho e chorões, realizado pelo Memorial da América Latina, volta em 2020 com uma homenagem especial ao Dia Internacional da Mulher com shows dos grupos: Choro Faceiro, formado pelas choronas Dudah Lopes, Rosana Bergamasco, Roberta Valente e Camila Silva e das jovens: Chorando em Trio. Sempre no melhor clima "roda de choro", com muita comida e bebida de buteco. 

No ano de 2019, o Memorial da América Latina lançou o projeto Choro, chorinho e chorões onde passaram grandes nomes do choro paulista e brasileiro, como: As Choronas, Izaías e seus Chorões, Junior Alves & Quinteto, Hamílton de Holanda, entre outros.

O evento tem como finalidade fomentar à cultura por meio da música; levar uma programação de qualidade e acessível ao público; criação de novo público; dar oportunidade a novos artistas do estilo; e democratizar o espaço da Fundação.

Serviço:
Evento: Choro, chorinho e chorões
Horário: 19h às 22h
Atrações: Choro Faceiro (19h) Chorando em Trio (20:30h)
Comida e bebida: Porções e bebidas (gastronomia de buteco)
Local: Marquise do prédio da administração
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. Portão 8 (carro) 9 (pedestre)
Entrada: gratuita


0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.