Por Luiz Gomes Otero*, em outubro de 2019.
Depois de mais de 40 anos de carreira, você pensaria que o guitarrista Pat Travers estaria mais acomodado na sua música. Mas o que ocorre é exatamente o contrário. Ele está sempre buscando novos horizontes para explorar o seu talento. E o mais recente lançamento, intitulado "Swing!", traz releituras de canções clássicas dos anos 40 e 50, que eram tocados pelas chamadas big bands conduzidas por arranjadores como Glenn Miller, Duke Ellington e Tommy Dorsey, entre outros.
"Swing!" sucede o seu excelente álbum de 2015, "Retro Rocket". Travers traz o que com certeza será chamado de um dos registros mais exclusivos de sua distinta carreira: "Swing!" apresenta arranjos de rock de banda completa de "Sing Sing Sing" de Louis Prima, "Take The 'A' Train" de Duke Elington, "In The Mood" de Glenn Miller e muitos mais.
Desnecessário falar sobre as qualidades de Pat Travers. O guitarrista é dono de uma técnica refinada e inspirada no blues rock. Mas também é capaz de se aventurar em experiências musicais ricas como essa. Todas as versões ficaram acima da média. Eu destacaria "Take The A Train" e "In The Mood" como dois momentos marcantes.
O próprio Travers explica a gênese e a criação do álbum no release de divulgação: "Há pouco tempo, eu ouvia o canal dos anos 40 no rádio por satélite e comecei a pensar que seria divertido entrar na música da era do Big Band Swing. Pensei que poderia encontrei um lugar para o meu estilo de guitarra lá e perguntei às pessoas da Cleopatra Records se elas pensavam o mesmo.Eles descobriram e com o apoio de Cleopatra, comecei a pesquisar a música, as bandas e os jogadores daquele período”.
O resultado você pode conferir nesse Swing! Um trabalho que ilustra as possibilidades do guitarrista para mostrar uma nova face de seu talento. E que, de quebra, vai fazer você ficar com vontade de dançar com a pessoa amada na sala de casa.
"In The Mood"
"Take The A Train"
"Let me Good Times Roll"
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.