O projeto foi comtemplado pela 8ª Edição do Prêmio Zé Renato para a Cidade de São Paulo e a temporada tem o apoio institucional da Oficina Cultural Oswald de Andrade. Após o espetáculo haverá um bate papo com convidados. A atriz e diretora Janaína Leite fala sobre o teatro autobiográfico, no dia 4 de outubro, sexta-feira, o diretor e dramaturgo Marcelo Soler sobre teatro documentário; no dia 5 de outubro, sábado; crítico e dramaturgo Miguel Arcanjo Prado sobre a crítica no teatro documental, no dia 11 de outubro, sexta-feira.
O solo mostra um órfão, que tenta retratar o seu pai ausente a partir de poucos fragmentos que se alojaram em sua memória. Na busca pelos contornos desse pai, sua própria infância emerge de sua memória e demonstra o quanto esse vazio foi determinante na construção da sua forma de ver e interagir com a vida. Um encontro entre pai e filho. Entre um adulto e sua criança.
"Galo Índio" remonta as lembranças do ator e autor Rodolfo Amorim em relação a morte de seu pai e o silêncio criado em torno desse fato na sua infância em Sorocaba. O ator pesquisou sobre a memória e as possibilidades de exploração da multiplicidade e transformações de uma narrativa. Entrevistas, relatos de pessoas próximas desse acontecimento e documentos, foram os materiais provocadores na construção desse retrato.
Nesse jogo de rememoração, incomoda mais ao órfão sua necessidade de pensar o pai, feita de dificuldades, imprecisões e faltas, do que propriamente a morte em si. Sua forma de enterrar o pai e compreender sua partida é desvelar as palavras que o encobrem. Assim, na tentativa de traduzi-lo, o confessor nos leva ao mundo invisível de sua história: à medida que precisa aliviar o fardo de sua criança e desse pai.
“Pensamos um procedimento que investigue e discuta não só o ato de estar só em cena, mas sobretudo, de utilizar a própria história do ator/narrador, em seus limites de interprete e confessor. Fazendo da fricção entre um fragmento do real e o imaginado, um meio de encontrar ecos com o público em sua materialidade cênica”, explica Rodolfo Amorim.
Em uma trajetória pelo passado com ecos no presente, a peça reconstitui a personalidade de um pai conservado e inventado no silêncio dos anos. A busca de detalhes para esse retrato, somada à dificuldade de traduzir em palavras as lembranças que restam de alguém que se foi, resulta nessa peça autobiográfica sobre a perda de um pai, conectada com as atuais formas de autorrepresentação e autoficcionalização.
Sobre Rodolfo Amorim
Formado na Escola de Arte Dramática - EAD/ECA/USP e no curso de Licenciatura /Teatro na Faculdade Paulista de Artes. Integrante do Grupo XIX de Teatro. Atua nos espetáculos "Essa Noite O Escuro Vai Atrasar Para Que Possamos Conversar", "Teorema 21", "Hygiene", "Arrufos", "Marcha Para Zenturo" (projeto em parceria com o Grupo Espanca! de Belo Horizonte), "Nada Aconteceu", "Tudo Acontece", "Tudo Está Acontecendo" e "Estrada Do Sul" (projeto em parceria com o Teatro Dell Argine – Itália).
Criou em 2015 no Contact Theatre (Manchester - Inglaterra), com os jovens atores do CYC, o espetáculo "The Shrine Of Everyday Things" ("Relicário do Cotidiano"), peça vencedora do Manchester Theatre Awards como melhor trabalho jovem. Com a mesma Contact Young Company, em 2009, dirigiu e escreveu o espetáculo "Memória da Chuva". Ministrou, em junho de 2008, workshops no Barbican Center (Londres - Inglaterra) e no Contact Theatre (Manchester - Inglaterra). Na Polônia, em 2016, ministrou o workshop "O Jardim do que me Toca", no Strefa WolnoStowa, em Varsóvia. Em julho de 2019, criou o espetáculo "Precarious Carnaval" em Salford Inglaterra em parceria com os artistas Lowri Evans e Renato Bolelli Rebouças.
Sobre Antônio Januzelli
Pesquisador das Práticas do Ator, é professor nos Cursos de Graduação e Pós Graduação do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP. Foi professor de Interpretação e Improvisação na Escola de Arte Dramática da ECA/USP. É Membro de Bancas de Mestrado e Doutorado em Teatro em Universidades do Brasil e ministra oficinas no Brasil e América Latina. Autor dos livros "A Aprendizagem do Ator", Ed. Ática/SP e "Práticas do Ator e Relato de Mestres", a ser editado online.
Ficha técnica:
Atuação e texto: Rodolfo Amorim. Direção: Antônio Januzelli (Janô). Direção de Arte: Renato Bolelli Rebouças. Iluminação: Beto de Faria. Operação de Som e Luz: Bruno Canabarro. Produção: Bruna Betito.
Serviço:
"Galo Índio"
Temporada: 4 a 26 de outubro. Sextas-feiras às 20h e sábados às 18h.
Ingressos: grátis.
Classificação indicativa: 14 anos.
Duração: 60 minutos.
Capacidade: 40 lugares.
Oficina Cultural Oswald de Andrade – Sala Espaço Cênico - Rua Três Rios, 363, Bom Retiro. Capacidade: 60 lugares. Informações: (11) 3222-2662.
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