As escolas literárias que acontecem no Brasil a partir deste período acontecem da seguinte forma: o brasileiro vai para Portugal de navio estudar, lá ele conhece a escola literária que está acontecendo e depois volta ao Brasil de navio e traz com ele as influências do movimento.
As viagens longas e demoradas fazem com que o Brasil fique um pouco atrasado em relação à Europa. O Barroco é o primeiro momento em que se tem produção literária própria brasileira. No Quinhentismo, era uma literatura portuguesa (feita por portugueses, para o Rei Dom Manuel em Portugal, sobre o Brasil).
No final do século XVII, já havia pessoas que viam no Brasil e cresceram, foram alfabetizadas e começam a escrever sobre as coisas do Brasil, mas eram brasileiros. Não só brasileiros escrevendo, mas produzindo obras de arte. O Brasil está fervilhando nas tendências artísticas, porque muita gente foi estudar no exterior e trouxe o Barroco seja na arquitetura, na escultura, na literatura ou na pintura.
O Barroco no Brasil tem uma obra inicial, que é "Prosopopeia", de Bento Teixeira (1601). Na escultura e na arquitetura, o principal nome é Aleijadinho. Era o "Século do Ouro", que consiste na exploração do ouro como a principal atividade econômica brasileira. Destaque para Minas Gerais. Há muitas obras de arte feitas em ouro, ou as próprias igrejas eram pintadas com ouro neste período.
Trocaram a capital do Brasil, que passou de Salvador para o Rio de Janeiro - o que demonstra que o país estava se desenvolvendo, pois havia pessoas morando em várias regiões. A exploração do ouro resulta em um grande crescimento econômico e populacional.
Características do Barroco no Brasil
- Linguagem dramática
- Racionalismo
- Exagero e rebuscamento
- Uso de figuras de linguagem
- União do religioso e do profano
- Arte dualista (de dia na Igreja, de noite na farra - guerra entre o teocêntrico e o antropocêntrico. )
- Jogo de contrastes (De dia, ele reza para Jesus e de noite ele abraça o capeta. Isso é representado na escrita do Barroco no Brasil)
- Valorização dos detalhes
- Cultismo (Jogo de palavras)
- Conceptismo (jogo de ideias)
Principais autores:
- Bento Teixeira, autor de "Prosopopeia"
- Gregório de Mattos, Boca do Inferno, com poesia lírica, religiosa, erótica e satírica. Apelidado assim porque criticava as pessoas da sociedade, às pessoas da alta cúpula, de forma direta, sarcástica e, muitas vezes até maldoso. Ele criticava a tudo e a todos.
- Manuel Botelho de Oliveira: primeiro brasileiro a publicar versos no estilo barroco.
- Frei Vicente de Salvador - Conhecido por "Crônica da Custódia do Brasil" (1618) e "História do Brasil" (1627), com relatos históricos e corográficos sobre a vasta colônia portuguesa na América em seus primeiros tempos.
- Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica - (Ilha de Itaparica, 1704 - Itaparica, c. 1768) foi um frade franciscano e um poeta barroco brasileiro.
- É autor de "Eustáquios", poema sacro e tragicômico, que contém a vida de Santo Eustáquio Mártir, que foi publicado sem data, sem indicação de local nem autoria.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.