terça-feira, 3 de setembro de 2019

.: "O Frenético Dancin´Days" volta ao Rio, agora no Shopping da Gávea

Musical de Nelson Motta e Patrícia Andrade, com direção de Deborah Colker, estreia no dia 13 de setembro, no Teatro Clara Nunes. Espetáculo volta ao palco com novidades no elenco: André Ramiro é novamente Dom Pepe e Késia Estácio vive a Frenética Dhu Moraes, ao lado de Carol Rangel (Edyr de Castro), Karine Barros (Lidoca), Stephanie Serrat (Regina Chaves), Lyv Ziese (Leiloca) e Thainá Gallo (Sandra Pêra). Júlia Tizumba assume o papel de Madalena

Foto: Leo Aversa
  

A vida é um círculo: mais de quatro décadas depois, a lendária Frenetic Dancing´Days Discotheque volta ao Shopping da Gávea, agora na forma do consagrado musical de Nelson Motta e Patrícia Andrade, dirigido por Deborah Colker, a partir de 13 de setembro, no Teatro Clara Nunes. Grande sucesso da temporada teatral, o espetáculo já foi por mais de 120 mil pessoas, entre Rio, São Paulo e mais seis capitais brasileiras, e recria a história da lendária Frenetic Dancing´Days Discotheque, boate idealizada, em 1976, ponto de encontro de todos os seres livres. Nelson Motta assinou o texto com a absoluta propriedade de quem foi um dos fundadores da boate e viveu toda a agitação que marcou o Rio naquela época. Deborah Colker assina ainda as coreografias, ao lado de Jacqueline Motta. A realização é da Motta Produções e Opus, produção geral de Joana Motta, com patrocínio do Itaú.

Autor de musicais consagrados como ‘Elis, a musical’, ‘Tim Maia- Vale Tudo, o musical’ e ‘S´imbora, o musical – a história de Wilson Simonal’, Nelson Motta afirma que nunca foi tão feliz com um espetáculo. “Esse musical é uma festa, as pessoas ficam enlouquecidas na plateia, parece que estamos mesmo voltando aos tempos da boate. É uma alegria imensa”, festeja. Eu sabia da potência, da força do Dancin´Days, de como ele mudou a cidade. A boate chegou com esse caráter libertário, lá as pessoas eram livres, podiam ser como elas são. Isso tem uma grande força política, social, filosófica, artística. Não há nada como o livre arbítrio, estar em um lugar onde você vai ser quem você é”, afirma Deborah.  

O musical é uma superprodução com elenco formado por: André Ramiro (Dom Pepe), Bruno Fraga (Nelson Motta), Larissa Venturini (Scarlet), Júlia Tizumba (Madalena), Gabriel Manita (Inácio/Geraldo/Catarino), Débora Polistchuck (Bárbara), além das Frenéticas: Carol Rangel (Edyr de Castro), Kesia Estácio (Dhu Moraes), Karine Barros (Lidoca), Stephanie Serrat (Regina Chaves), Lyv Ziese (Leiloca) e Thainá Gallo (Sandra Pêra).

Deborah Colker assina também as coreografias (ao lado de Jacqueline Motta) e tem ao seu lado uma ficha técnica de peso: Gringo Cardia (cenografia e direção de arte), Maneco Quinderé (desenho de luz), Alexandre Elias (direção musical), Fernando Cozendey (figurinos) e Max Weber (visagismo). Passarão pelo palco os principais personagens que marcaram não apenas a história da boate, mas da cultura nacional.

Os cenários e figurinos recriam a atmosfera disco, mas com uma identidade própria. “A minha inspiração foi a estética de como as pessoas se comportavam na época e o quão ousadas eram no vestir”, explica Fernando Cozendey. “O desafio foi trazer o shape 70 atualizado, criar algo que ainda provocasse espanto, alegria e libertação para um público em 2018. O espetáculo para mim é sobre transgressão de ser, vestir, dançar, existir”, acrescenta.

A direção musical de Alexandre Elias também acompanha o espírito da época e inova ao trazer um DJ pilotando a música ao vivo. “Quando a Joana Motta me convidou para esse projeto, ela veio com essa “sacada” que iríamos contar a história de uma discoteca e que devíamos ter um DJ. E, no caso do Dancing´Days, o DJ Dom Pepe era uma das figuras centrais”. Para construir os arranjos, Alexandre Elias passou meses pesquisando e optou pela técnica dos samples. “Estamos usando tecnologia de ponta nessa área, misturei elementos dos arranjos originais, que são clássicos presentes na nossa memória afetiva, com ideias minhas e da direção, para chegarmos ao resultado final”, explica Alexandre.

Dance sem parar: A noite carioca fervia nos anos 70, quando a casa foi criada para inaugurar também o Shopping da Gávea. A cena disco estava explodindo em Nova York, mas ainda não tinha acontecido no Brasil. O Dancin´Days foi inaugurado em 05 de agosto de 1976 e marcou a chegada da discoteca no país. Lady Zu, Banda Black in Rio, Tim Maia, a pista da boate fervia. Na casa, se apresentaram nomes como Rita Lee (ainda com o Tutti-Frutti), Raul Seixas, Gilberto Gil. “Eu adoro dançar, eu adoro dança, tudo que se movimenta. E para dançar você precisa de música. E música boa é a junção perfeita. E não tem como o Dancin´Days não ter isso, é uma música muito boa, é a melhor. É um iluminismo!”, celebra Deborah.

Nada causou tanta sensação quanto o surgimento das Frenéticas. Contratadas inicialmente como garçonetes, elas também faziam uma breve apresentação durante a madrugada. O sucesso foi imediato: Leiloca, Sandra Pera, Lidoca, Edyr, Dhu Moraes e Regina Chaves logo abandonaram as bandejas e assumiram os holofotes. Elas foram o primeiro grupo contratado da multinacional Warner, que estava aportando no Brasil. O país inteiro cantou ‘Dancin´Days’, ‘Perigosa’, ‘O Preto que satisfaz’ (abertura da novela ‘Feijão Maravilha’, da TV Globo), entre tantas outras.

“As Frenéticas foram obra do acaso e, claro, do talento de seis garotas que eram atrizes desempregadas, começaram como garçonetes do Dancin´Days e, no fim da noite, cantavam quatro músicas. Foi um estouro! o Dancin lotava só para ver as Frenéticas, que se tornaram as rainhas da discoteca no Brasil”, aponta Nelson.

A boate funcionou por apenas quatro meses, pois o contrato era limitado ao período que antecedia a abertura do Teatro dos Quatro. Ela celebrava um Rio e um país que conseguiam ser livres, apesar da ditadura militar. A casa reunia famosos e anônimos, hippies e comunistas, todas as tribos com o único objetivo de celebrar a vida. O sucesso foi tamanho que a casa foi reaberta no Morro da Urca e inspirou a novela ‘Dancin´Days’, de Gilberto Braga, que tinha a música homônima das Frenéticas como tema de abertura. O país inteirou caiu na gandaia e entrou na festa.

O espetáculo relembrará grandes clássicos da discoteca como ‘I love the nightlife’, ‘You make me feel might real’, ‘We are Family’, ‘Y.M.C.A’, ‘Stayin´alive’, além de clássicos das Frenéticas e grandes sucessos nacionais da época, como ‘Marrom Glacê’, entre outros.

Ficha Técnica
Texto - Nelson Motta e Patrícia Andrade
Direção geral -  Deborah Colker
Direção Musical - Alexandre Elias
Coreografia – Deborah Colker e Jacqueline Motta
Cenografia e direção de arte - Gringo Cardia
Desenho de luz - Maneco Quinderé
Figurinos - Fernando Cozendey
Visagismo – Max Weber
Colaboração artística: Toni Platão
Produção geral - Joana Motta
Direção de Produção – Renata Costa Pereira
Produção Executiva – Vanessa Campanari
Realização - Motta Produções e Opus
Patrocínio - Itaú

SERVIÇO
O FRENÉTICO DANCIN´DAYS
Estreia: 13 de setembro
Temporada: até 03 de novembro
Local: Teatro Clara Nunes (Shopping da Gávea)
Rua Marquês de São Vicente, 52
Telefone: (21) 2274-9696

Horários
SETEMBRO
Sexta e sábado: 21h
Domingo:  20h

OUTUBRO
Quinta a sábado: 21h
Domingo:  20h
  
Preços: 
Quinta (a partir de outubro) e sexta
R$ 75,00 (popular)
R$ 130,00

Sábado e domingo
R$ 75,00 (popular)
R$ 160,00
  
Vendas: tudus.com.br

Classificação: 12 anos
Duração: 90 min.

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