Em uma época em que as cirurgias - realizadas na presença de várias pessoas e sem uso de anestesia - não podiam ser mais perigosas, uma figura peculiar se destacou: Joseph Lister. O cirurgião proclamou que os germes eram a fonte de todas as infecções e que essas podiam ser contidas com a aplicação de antissépticos nas feridas.
A historiadora Lindsey Fitzharris revela no livro "Medicina dos Horrores" o chocante mundo das cirurgias do século XIX e mostra como ele foi transformado pelas descobertas de Lister entre 1860 e 1875. O livro celebra o triunfo de um cirurgião visionário cujo esforço de unir ciência e medicina nos encaminhou para o mundo moderno.
Lindsey Fitzharris é escritora e historiadora. Medicina dos horrores, seu livro de estreia, ganhou o PEN/E.O. Wilson Award for Literary Science in the United States e foi finalista tanto do Wellcome Book Prize e do Wolfson History Prize. Ela é a criadora do blog The Chirurgeon’s Apprentice e também apresentadora da série do YouTube “Under the Knife”. Ela escreve para diversas publicações, como Scientific America, The Guardian, The Lancet, New Scientist e The Huffington Post.
sexta-feira, 5 de julho de 2019
Tecnologia do Blogger.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.