domingo, 30 de junho de 2019

.: De podcast para livro e série de sucesso: como surgiu "O Mundo de Lore"


Tudo começou com um podcast de sucesso mundial, virou uma elogiada série da Amazon e foi adaptado para o livro lançado pela DarkSide. 

Quem nunca se pegou fascinado e, ao mesmo tempo, com medo no meio da noite lendo alguma história assustadora que surgiu por meio de um link misterioso na internet? Sim, essas histórias, lendas, contos de terror ou o que quer que sejam, existem desde que se há registro e foram ainda mais popularizadas com o crescimento da internet, nas chamadas creepypastas de fóruns e blogs.

Lendas conhecidas e temidas em toda a internet começaram a ser contadas e perpetuadas. Logo inúmeros folclores de países distantes e histórias bizarras criadas por mentes perturbadas figuravam entre as principais pesquisas do Google. Lore surge em 2015 explorando essas histórias tão assombrosas quanto verossímeis ao ponto de nos deixarem pensando em sua real existência, mas em um formato inovador: podcast. Aaron Mahnke, o criador de Lore, não esperava que a ideia desse tão certo.

“Eu lancei Lore em março de 2015 e dentro de cinco meses eu estava cobrando por anúncios e ganhando o suficiente para sair do meu antigo negócio de design e me dedicar exclusivamente ao podcast. Eu, sinceramente, não acreditava que um podcast poderia ser muito mais do que três caras brancos falando sobre a última atualização do iPhone, mas um amigo que aconselhou a seguir esse caminho e deu certo”, disse em entrevista à Forbes.

"O Mundo de Lore", lançamento DarkSide Books
Mas o fenômeno dos podcasts se tornou algo ainda maior quando, em 2017, a Amazon Prime Video anunciou que Lore também se tornaria série, produzida como original pela plataforma. No Brasil, Lore já conta com duas temporadas e dá vida ao podcast de Mahnke misturando dramatização, animação, arquivos e narração do próprio criador do podcast, e vem sendo bem recebida pelo público fascinado em histórias obscuras ou inexplicáveis. Se tudo o que é mostrado, de fato, é verdade, jamais saberemos, mas aqui podemos confiar em uma citação do mestre Edgar Allan Poe: “Não acredite em nada do que ouve, e só acredite em metade do que vê”

Para Aaron, o que era apenas um hobbie de um designer apaixonado por histórias estranhas virou coisa séria e ele nunca se descuidou da qualidade de seus episódios. “É preciso controlar tudo o que puder, melhorar a qualidade do áudio, contar histórias melhores, aprimorar-se em fazer o que você faz e, em seguida, o público vai querer compartilhar mais. Quanto melhor, mais chances de as pessoas falarem sobre (o podcast) umas com as outras. Para mim, é isso que significa fazer a sua própria sorte”, disse.

Com o sucesso das histórias folclóricas, de superstição, fábulas e lendas urbanas, Aaron Mahnke acabou se tornando um podcaster, escritor, apresentador e produtor de sucesso ao apostar todas as suas fichas em Lore – ele também é o autor da série da Amazon. Mahnke se considera um nerd para qualquer coisa inexplicável ou sobrenatural e, atualmente, vive com a família na região histórica de North Shore, em Boston, o coração do território de H.P. Lovecraft e o principal palco dos julgamentos das bruxas de Salem.

Com mais 180 milhões de reproduções em todo mundo, não demorou muito para o premiado podcast Lore se tornar livro, já que seu principal idealizador também é um escritor fascinado por thrillers desde pequeno. O "Mundo Lore: Criaturas Estranhas", lançado pela DarkSide Books, revela os detalhes mais secretos de lendas e histórias contadas de geração em geração e perpetuadas em nosso imaginário. 

De vampiros até zumbis ou povos secretos escondidos em áreas remotas na Islândia, O Mundo de Lore: Criaturas Estranhas é o resultado de uma profunda pesquisa social, histórica e cultural acerca da mistura da realidade com a fantasia, que só poderia culminar em histórias fantásticas que prendem a atenção de todos.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.