sábado, 30 de março de 2019

.: É hoje: "Hora do Planeta 2019" já conta com mais de 140 prefeituras

Com eventos em Brasília, Campo Grande, Noronha, Rio Branco e São Paulo, ONG ressalta a importância do cuidado com a natureza; todas as capitais confirmaram participação


Que tal participar de uma pedalada noturna; de uma oficina de beleza natural, fazer uma embalagem ecológica ou se conscientizar sobre os malefícios dos plásticos nos oceanos?

Essas são algumas das propostas dos eventos da organização ambiental WWF-Brasil para comemorar a Hora do Planeta em Brasília, São Paulo, Fernando de Noronha, Campo Grande, Manaus ou Rio Branco.

A Hora do Planeta é uma campanha mundial de conscientização a respeito das mudanças climáticas e seu impacto na vida das pessoas. Criada em 2007, na Austrália, hoje ela está disseminada pelo mundo todo. Em 2018, foram mais de 180 países ou territórios participantes e, este ano, não é diferente.

No Brasil, a Hora do Planeta é celebrada desde 2009 e, para a edição deste ano, o WWF-Brasil decidiu investir em uma conexão maior com as pessoas nas principais cidades em que atua (veja detalhes abaixo).

Participação das cidades: Além dos eventos próprios, a Hora do Planeta 2019 já conta com mais de 140 prefeituras inscritas – incluindo todas as capitais brasileiras – para apagar as luzes de monumentos importantes das 20h30 às 21h30 deste sábado (30).

Alguns exemplos são Cristo Redentor, Bondinho Pão de Açúcar e Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, Arco do Anhangabaú, Obelisco do Ibirapuera e Monumento às Bandeiras, em São Paulo, Congresso, Palácio do Buriti e Estádio Nacional de Brasília, na capital federal. Muitas cidades estão promovendo eventos independentes, como Fortaleza, onde haverá um luau, às 19h, na orla da Praia de Iracema (Praia do Lido), com participação dos cantores Igor Montenegro e Davi Cartaxo.

Os Escoteiros do Brasil, parceiros do WWF-Brasil, inseriram a Hora do Planeta no seu calendário anual. Como resultado, mais de 400 grupos de escoteiros (ou seja, cerca de 18 mil crianças e jovens) já confirmaram sua participação na Hora do Planeta.

"A mobilização que a Hora do Planeta gera mostra como é importante para cada um de nós combater as mudanças climáticas. A participação de todas as capitais e o engajamento de 16 mil escoteiros trazem uma energia nova para buscarmos juntos uma melhor qualidade de vida com mais pessoas conectadas à natureza", diz Maurici o Voivodic, diretor-geral do WWF-Brasil.

No setor empresarial, mais de 130 companhias confirmaram sua participação, mas este número continua crescendo. Um exemplo interessante é a rede de restaurantes Mc Donald's, que decidiu apagar as luzes das suas mais de duas mil unidades no país. Além disso, fará um grande evento em sua loja modelo da Rua Henrique Schaumann, em São Paulo, onde haverá show da banda O Porto e da cantora Ana Rafaela, destaque do programa The Voice e embaixadora da Hora do Planeta deste ano.

A analista de campanhas e uma das líderes da Hora do Planeta, Bruna Cenço ressalta a importância da participação na Hora do Planeta, destacando que é um movimento voluntário de sensibilização para as questões de mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade e na vida das pessoas.

"O ato simples de apagar as luzes por uma hora demonstra a preocupação da cidade, empresa ou prefeitura com o meio ambiente e seu impacto em nossas vidas. O grande objetivo da Hora do Planeta é ser um momento de reflexão, gerando uma mudança de comportamento em todos os outros momentos do ano. O símbolo 60+ mostra que todas as horas devem ser a Hora do Planeta", diz Bruna.

Em 2019, o auge da Hora do Planeta será no dia 30 de março, das 20h30 às 21h30. 

Serviço:
Hora do Planeta
Dia 30/03/ 2019, das 20h30 às 21h30, horário local
São Paulo:
Projeção de imagens na fachada da Casa Bandeirista (R. Iguatemi, 1-47) – a partir das 20h30
Show da banda O Porto e da cantora Ana Rafaela, embaixadora da campanha (Mc Donalds da Rua Henrique Schaumann)
Brasília:
Oficinas, atrações musicais e feiras de produtos sustentáveis no escritório do WWF-Brasil (SQL 114 bloco D, 35), das 12h às 21h30
Campo Grande:
Pedalada noturna por pontos turísticos da cidade. Saída da Maria Fumaça, às 20h
Rio Branco:
Evento gratuito com show da banda Los Porongas no Palácio Rio Branco, a partir das 18h
Fernando de Noronha:
Conscientização sobre o uso de plástico com crianças da escola local pela manhã e observação de estrelas à noite, a partir das 20h

Sobre o WWF: O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza, com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Criado em 1996, o WWF-Brasil desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede mundial independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.