sábado, 2 de março de 2019
.: Feminismo Negro: "A Bíblia da Garota Negra" será lançado no Brasil
Livro de Yomi Adegoke e Elizabeth Uviebinené é um dos mais recentes sucessos editoriais do Reino Unido.
A Primavera Editorial, assinou um contrato com Yomi Adegoke e Elizabeth Uviebinené para a publicação de "Slay in Your Lane" ("Brilhe na Sua Praia") – obra de sucesso no Reino Unido, cujo subtítulo é "The Black Girl Bible", em livre tradução, a “Bíblia da Garota Negra”.
Além das trajetórias de vida das autoras, o livro conta com entrevistas com dezenas de mulheres negras bem-sucedidas na Grã-Bretanha, incluindo Amma Asante, atriz, roteirista e diretora premiada com o BAFTA de Cinema; Vanessa Kingori, diretora de redação da British Vogue; e Denise Lewis, que conquistou a medalha de ouro na Olímpiada de Sidney, em 2000, no heptatlo.
Segundo Yomi, jornalista e uma das autoras, as mulheres negras fazem muito sucesso e, atualmente, estão criando um verdadeiro tsunami feminista. “No livro, destacamos a atuação de mulheres que se parecem conosco, crescem em lugares semelhantes, falam como nós e inovam em todos os setores da sociedade”, salienta. Da educação ao namoro, o livro inspira ao trazer relatos honestos que celebram os avanços das mulheres negras. Ao mesmo tempo, traz conselhos práticos para as mulheres que querem fazer o mesmo e criar um futuro melhor e visível.
A obra "Brilhe na Sua Praia– A Bíblia da Garota Negra" aborda uma questão que tem inspirado o trabalho da Primavera Editorial: representatividade feminina. “Sempre me surpreendo com a hesitação feminina, com o imenso número de mulheres que acredita ser menos capaz do que os homens. Muitas mulheres duvidam da própria capacidade! É claro que historicamente há explicações para isso. Mas, os fatos podem explicar, mas não justificar. De forma alguma devemos nos conformar. E vejo que entre as mulheres negras essa questão é mais forte. Isso é reflexo da falta de representatividade. Como fortalecer a autoestima e identidade sem inspiração e exemplos de mulheres que chegaram lá à despeito de todas as dificuldades e preconceitos? Este livro mostra exatamente a trajetória de mulheres fortes, independentes e inconformadas; mulheres brilhantes que estão mudando o mundo”, afirma Lu Magalhães, presidente da Primavera Editorial.
Ao responder à pergunta sobre como combater a falta de representatividade, a empresária afirma: “Acredito fortemente no poder da informação; na disseminação de conhecimento inspirador. É nesse contexto que a Primavera Editorial se insere ao ter como missão o fortalecimento da emancipação social da mulher por meio da leitura. Acredito que a leitura gera conhecimento, provoca reflexões e modifica a posição intelectual, profissional e social”.
Brilhe na sua praia será lançado em 4 de março de 2019.
As autoras
Yomi Adegoke
Jornalista premiada e escritora no "The Pool", Yomi Adegoke escreve sobre raça, feminismo, cultura popular e a interrelação com classe social e política. Fundadora, em 2013, do "Birthday Magazine" – publicação voltada para adolescentes negras – a jornalista britânica foi listada pela "The Dots" como uma das 200 mulheres que redefinem a indústria criativa.
Elizabeth Uviebinené
Profissional de Marketing premiada, Elizabeth Uviebinené foi reconhecida, pela "The Dots", como uma das mulheres que está definindo a indústria criativa no Reino Unido. A londrina recebeu um Rising Star pela atuação na indústria de Relações Públicas, Comunicação e Marketing, concedido pela WeAreTheCity.
Sobre a editora
A Primavera Editorial é uma editora que busca apresentar obras inteligentes, instigantes e acalentadoras para a mulher que busca emancipação social e poder sobre suas escolhas.
Tecnologia do Blogger.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.