Por Marcio Costa*, em julho de 2018.
Sim, não estou louco, essa é a proposta da empresa Holandesa VolkerWessels. Eles prometem retirar o plástico dos oceanos para construção de estradas. Dizem estar alinhados com empresas que possuem a iniciativa da retirada do lixo para a execução do projeto.
O projeto
Além de inovador é ousado, atualmente muitas empresas têm utilizado o plástico como acréscimo para o asfalto, mas o modelo que a VolkerWessels propõe é construir ruas feitas inteiramente de plástico.
Além do plástico não sofrer corrosão, a empresa afirma que ele pode suportar temperaturas de -40ºC a 80ºC, outra estimativa prevê que dure três vezes mais que o asfalto convencional, reduzindo assim gastos com manutenção.
Outra vantagem é que toda a estrada seria feita com placas pré-fabricadas, reduzindo o tempo da obra, custos com mão de obra e problemas com trânsito.
Inovações
As estradas além de serem silenciosas, podem facilitar projetos de geração de energia, além das placas pré-fabricadas. As placas contam com espaço oco para cabeamento, encanamento e água da chuva. Ainda é possível a instalação de sensores e postes de iluminação.
O projeto ainda é embrionário, ainda vai ser testado em laboratório, mas já conta com o interesse da prefeitura de Roterdã. A intenção é dentro de três anos começar a ser instalado, mas antes disso podem ser feitos testes com ciclovias.
E você, o que pensa a respeito? Gostaria de dirigir ou pedalar em uma rua feita de plástico?
*Marcio Costa é ex-publicitário, dono de um canal de gastronomia no YouTube (AntiGourmet TV). Está cursando Licenciatura em Filosofia pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Apaixonado por Filosofia, Biologia, Sociologia, Política, Astrofísica e Gastronomia.
Muito bom, prof.
ResponderExcluir