O grupo Rinascita surgiu em 1974, a partir da ideia do maestro Rodrigo Augusto Tavares, juntamente com alunos do Conservatório Municipal de Cubatão. O objetivo era criar um grupo que pudesse levar ao público, melodias da época renascentista, canções essas que os músicos aprendiam em sala de aula.
O início foi artesanal, como pesquisa em museus, história da música e instrumentos utilizados naquela época. Durante mais de 20 anos, funcionou como um projeto experimental, mas em 1986 foi oficializado como projeto integrante e mantido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Cubatão.
O Rinascita tem 16 músicos,1 arquivista e 1 assessor, e leva as melodias de época por meio de concertos didáticos em escolas, espetáculos teatrais, saraus de poesias, universidades, capelas, bibliotecas e igrejas. É o único grupo de música renascentista desse porte acolhido por uma Administração Municipal na região da baixada santista, no estado de São Paulo.
O que mais chama a atenção no primeiro momento, é claro, são os instrumentos de época utilizados pelo Rinascita. São violas da gamba, guitarras barrocas, alaúdes, cello barroco, percussão, contrabaixo e uma família de flautas doce, réplicas de instrumentos utilizados entre os séculos XVI e XVII. Foram feitos artesanalmente após grande pesquisa sobre os períodos da renascença e barroco e após cada música, uma surpresa: as pessoas descobrem o quanto a música era apreciada pela nobreza e pelas camadas mais simples da sociedade europeia. Teatro. Livre. Grátis. Terça-feira, 5 de junho, às 16h.
Sesc Santos
Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida – Santos.
Telefone: (13) 3278-9800.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.