A "Tinta Fresca", evento gratuito de experiências gráficas e feira de publicações, chega a sua terceira edição no Espaço Cultural Porto Seguro, nos dias 26 e 27 de maio, sábado e domingo, das 12h às 19h. No evento organizado em parceria com a Lote 42, o público poderá aprender na prática diversos tipos de impressão de forma gratuita e aberta.
O Espaço Cultural Porto Seguro oferece, também, uma programação musical preparada especialmente para os dois dias de evento. No sábado, dia 26, a cantora e compositora LaBaq faz show às 15h e a discotecagem fica por conta do DJ Formiga (Vinil é Arte). Já no domingo, dia 27, será o show do trio Zé Pereira, também às 15h, e discotecagem de DiMangaba.
Serigrafia, tipografia, corte e dobra, carimbos e estêncil serão técnicas ensinadas ao longo do dia. Basta se aproximar de uma das mesas e experimentar as especificidades de cada técnica - um profissional da área estará disponível para instruir e esclarecer dúvidas. Não é necessário pagar inscrição ou levar material.
Há ainda oficinas mais aprofundadas, com 60 minutos de duração, de xilogravura, gravura em metal e encadernação, agendadas em horários específicos durante o evento.
As imagens impressas nas diversas oficinas são o resultado de um levantamento visual dos artistas Gilberto Tomé e Danilo de Paulo, da editora-ateliê Gráficafábrica. Assim como na edição de 2017, o bairro de Campos Elíseos, no entorno do Espaço Cultural Porto Seguro, serviu de inspiração para a criação de imagens e registros de placas, cartazes, nomes de prédios, entre outros elementos visuais.
O público ficará livre para misturar diferentes linguagens gráficas e criar publicações únicas durante o evento. As obras impressas poderão ser levadas para casa. O PortoFabLab, laboratório de fabricação digital do Espaço Cultural Porto Seguro, estará aberto ao público durante os dois dias.
O laboratório conta com especialistas e máquinas de fabricação digital, como cortadora laser e impressora 3D, para a realização de experimentos voltados para o diálogo entre arte e novas tecnologias. Na visita, é possível conhecer os projetos já realizados, ver as máquinas em funcionamento e entender como foram criadas as peças usadas nas oficinas de estêncil, carimbo, serigrafia e xilogravura do Tinta Fresca.
Também haverá uma feira de editoras e artistas que exploram os limites do papel e da arte gráfica. Será a chance do público conhecer na prática técnicas de impressão e encadernação artesanal. Ao todo, mais de 60 editoras, artistas e coletivos vão participar da Tinta Fresca 2018.
“A realização de uma feira com publicações independentes, oficinas e programação musical colabora com nossa proposta de ser um lugar de encontro e difusão do conhecimento”, explica Marco Griesi, diretor geral do Espaço Cultural Porto Seguro.
Criado em 2016, o evento "Tinta Fresca" é uma parceria do Espaço Cultural Porto Seguro com a editora Lote 42. Responsável pela Banca Tatuí, que distribui o trabalho de mais de 170 editoras e artistas, a Lote 42 produz diversos eventos do circuito de publicações independente, como Feira Miolo(s) (Biblioteca Mário de Andrade) e a Printa-Feira (Sesc 24 de Maio), entre outros.
“A Tinta Fresca deste ano vem com uma grande renovação, com mais de 60% de novos expositores em relação ao ano passado, fazendo uma harmoniosa mistura entre veteranos e novos expoentes da arte impressa. As oficinas abertas ressaltam aspectos visuais do entorno do Espaço Cultural Porto Seguro, sublinhando assim a riqueza cultural da região em que o evento acontece”, explica João Varella, sócio da editora Lote 42 e da Banca Tatuí.
Programação de shows
DJ Formiga – Sábado, 26 de maio, das 12h às 19h
Paulistano, integrante do coletivo "Vinil É Arte", apresenta sets que misturam músicas do passado com produções atuais. Mescla estilos como psicodelias brasileiras, MBP70, rap, música regional, original funk, boogie brasuca e afrobeat, que fundem-se e interagem, gerando novas leituras e evidenciando influências.
LaBaq – Sábado, 26 de maio, às 15h
Nome de destaque na nova cena da música indie no Brasil, a cantora e compositora Labaq apresenta show baseado no álbum de estreia, intitulado V.o.a., lançado no ano passado. O trabalho foi celebrado pela crítica especializada de Portugal, Espanha e França, por onde a artista fez turnê no final do ano passado. No início de 2018 foi selecionada para atuar no festival SXSW (Austin/Texas/USA).
DJ DiMangaba – Domingo, 27 de outubro, das 12h às 19h
Formado pelo jornalista Eduardo Lemos e pelo DJ Rafael Pucci, o DiMangaba é um projeto-tributo à música dançante, misturando ritmos da África, Brasil e Jamaica ao funk setentista norte-americano.
Zé Pereira – Domingo, 27 de outubro, às 15h
Trio de canção autoral, formado pelos músicos Felipe de Paula (Guitarra e voz), Felippe Rodrigues (Bateria) e Lucas Pierri (Baixo), a banda se destaca pelo som ritmado, com pontuais arranjos de vozes, criativos solos de guitarra, e inesperados breques. O primeiro disco, lançado no final de 2017 foi indicado pelo site Embrulhador, famoso por fazer a lista de 100 melhores lançamentos nacionais, entre os 12 melhores álbuns do ano, e a faixa "Te Mete, Parça!" teve o título de 15ª melhor música do ano.
Serviço:
"Tinta Fresca - Experiências Gráficas e Feira de Publicações"
Sábado e domingo, dias 26 e 27 de maio, das 12h às 19h
Classificação etária: livre
Entrada gratuita
Espaço Cultural Porto Seguro
Alameda Barão de Piracicaba, 610
Campos Elíseos – São Paulo
(11) 3226-7361
Capacidade: 305 pessoas
Acessibilidade
O edifício é acessível para pessoas com mobilidade reduzida.
Estacionamento
Alameda Barão de Piracicaba, 634 (sede Porto Seguro). Aos sábados e domingos - R$ 20 (preço único).
Serviço de vans:
O Complexo Cultural Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro Porto Seguro e do Espaço Cultural Porto Seguro. Na Estação da Luz, o ponto de encontro das vans é na saída Rua José Paulino / Praça da Luz / Pinacoteca, em frente ao Parque Jardim da Luz. Há instrutores no local para orientar o embarque. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3226-7361.
Horário de funcionamento do serviço de vans:
Sábado das 9h à 0h. Domingo das 9h às 22h.
Gemma Restaurante: sábado, das 11h às 18h; domingo, das 11h às 16h.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.